CLIMA: PRIMAVERA/VERÃO 2014/2015

Data: 30/11/-0001

A Meteorologista e Consultora em Clima Somar Meteorologia, informou que todos os prognósticos indicam um provável fenômeno El ninõ, onde os efeitos já estão sendo sentidos no Centro Sul do Brasil, com a redução do frio extremo durante o período do inverno e muita umidade.

As previsões do INPE/INMET – Brasil é de chuvas 40% acima da média nos meses de maio, junho, julho e agosto, e para o próximo quadrimestre não há garantia de chuvas regulares para a safra de verão no sul do país, já que, todos os indicadores apontam para um El ninõ Modoki, mas embora o fenômeno seja o mesmo, até o momento nenhum Instituto internacional aponta para uma escassez de chuva como ocorrido em 2004/2005.

Cátia Valente afirmou que em setembro, outubro, novembro e dezembro a Região Oeste do Rio Grande do Sul terá chuvas dentro da média, porém poderão ser mal distribuídas. Em 15 de junho sairá um novo prognóstico para os próximos seis meses, o certo é que a probabilidade de geadas em setembro e outubro de 2014 é muito pequena, devido a se manter a massa de ar polar não permitindo que as frentes frias avancem sobre o sul do Brasil.

A recomendação da Meteorologista é a seguinte: Aproveitar as chuvas da primavera; consultar a previsão do tempo e clima frequentemente; escalonamento na semeadura da safra de verão; escolher cultivares de ciclos diferentes; observar o zoneamento agrícola; adubação no momento adequado (nível de água no solo); racionar o uso da água (irrigação); procurar e seguir as recomendações técnicas.          

 






         

Endereço

Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões
Matriz - Av. Santa Lúcia 1176
Bairro Centro - Caibaté - RS
CEP: 97930-000

Contatos

Comercial:
(55) 3355 - 3000
Atendimento:
0800 - 541 1122

Copyright © 2020 CERMISSÕES - Todos os direitos reservados