Cermissões orienta sobre acidente envolvendo a Rede Elétrica

Data: 06/05/2020

Os cuidados com a rede elétrica precisam fazer parte da rotina dos cidadãos, seja em casa, no trabalho ou na rua. As redes de distribuição de energia são, em sua maioria, expostas, com postes e cabos fixados ao longo de ruas, avenidas e grandes estradas. Devido à proximidade com as pistas por onde circulam os veículos, podem acontecer acidentes de trânsito que atinjam componentes da rede elétrica, causando a queda de postes e cabos.

Nesses casos, é imprescindível que se mantenha a calma e se atente para algumas dicas de segurança divulgadas pela Cermissões. Identificado qualquer cabo solto em cima ou próximo ao veículo, seus passageiros e mesmo quem esteja do lado de fora precisam adotar medidas para garantir que não haverá um acidente mais grave.

O primeiro passo é ligar para a emergência e pedir ajuda. A Cermissões possui um canal de atendimento 24h, de maneira gratuita, através do 0800 541 1122. Informe exatamente o que ocorreu, relatando que há cabos caídos em cima ou próximos ao veículo. A chegada das equipes garantirá que o socorro seja feito de maneira segura.

Não descer do veículo. Dentro do veículo, os passageiros estarão seguros, mas é importante não tocar em nenhuma parte metálica do carro, pois pode estar energizado.

Ao verificar um princípio de incêndio, o que impedirá que se aguarde a chegada do socorro profissional, os ocupantes do veículo devem abrir a porta sem tocar em qualquer parte metálica e descer do carro com os dois pés juntos. Na sequência, dar passos muito curtos, sem tirar os pés do chão, e procurar uma área segura.

Se não for possível andar com os dois pés juntos, os passageiros devem descer do veículo e andar pulando em um pé só, sem jamais trocar um pé pelo outro e sem encostar os dois pés no chão. Isso evita que o circuito seja fechado e, com isso, haja uma descarga elétrica.

Se você avistar um acidente com fios caídos se ou próximos ao carro, não se aproxime. Peça ajuda e aguarde o socorro chegar. Oriente os passageiros do veículo a não descerem e não permita que ninguém, do lado de fora, toque no veículo. Em casos que ocorram próximo a cercas, é importante não tocar no arame da cerca, pois este também pode estar energizado.






         

Endereço

Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões
Matriz - Av. Santa Lúcia 1176
Bairro Centro - Caibaté - RS
CEP: 97930-000

Contatos

Comercial:
(55) 3355 - 3000
Atendimento:
0800 - 541 1122

Copyright © 2020 CERMISSÕES - Todos os direitos reservados