Cermissões - Ultimas Notícias

CERMISSÕES participou de evento da confederação com a NRECA

CERMISSÕES

Representantes da CERMISSÕES:
Presidente Diamantino, Jorge Souza e Anderson Sá


Contando com a presença de mais de 150 representantes das 65 cooperativas filiadas a Infracoop, nos dias 16 e 17 de junho, em Porto Alegre, foi realizado o XXXII o Encontro Nacional do Sistema Infracoop (Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura), quando foi debatida a metodologia tarifária em estudos pela agência reguladora do setor (Aneel) e o Seminário "Smart – Grid" Infracoop e Nreca (Associação Americana das Cooperativas de Eletrificação Rural).

Metodologia Tarifária Aneel e as Permissionárias



Após as apresentações e os debates, onde ficaram evidentes as grandes dificuldades para entendimento da metodologia tarifária, em estudos pela Agência, foi decidida à realização de 03 (três) cursos versando sobre a metodologia, as revisões de tarifas e os reajustes tarifários.

Para ter a maior abrangência possível e facilitar o acesso do maior número de técnicos, serão realizados cursos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e um curso em São Paulo, sendo que neste último deverão estar presentes, também, cooperativas do Paraná e Rio de Janeiro.

"Smart – Grid"



No segundo dia foram apresentados trabalhos de Cooperativas da Bolívia, Chile e EUA, destacando a necessidade das cooperativas atualizarem seus conhecimentos, "pois redes inteligentes já existem, porém temos que aprender utilizar ao máximo está ferramenta de gestão, que nos dá informação e controle do sistema elétrico".

A troca de experiências, em tecnologia e de intercooperação, foram os temas tratados neste Seminário "Smart – Grid" entre cooperativas do Brasil, Chile, Bolívia e dos Estados Unidos (EUA). No seminário foram apresentadas vantagens do sistema de redes inteligentes usado pelas 970 cooperativas norte-americanas, que cobrem 97% do mercado rural de energia naquele país.

O Brasil tem 65 cooperativas de eletrificação rural, sendo 23 no RS, que operam e fazem a manutenção em 60 mil quilômetros de redes, beneficiando 250 mil associados.

Segundo o diretor da associação americana das cooperativas de eletrificação rural (NRECA), Fernando Mercado, "o sistema redes inteligentes substitui a leitura no local, permitindo que a cooperativa registre o consumo de energia elétrica à distância e consiga processar a fatura automaticamente no computador central ou até mesmo ter a sua impressão no ato da leitura".

Por outro lado, com esta tecnologia, a cooperativa poderá acionar equipamentos de rede (transformadores, religadores, reguladores de tensão, medidores de energia, subestações e pequenas usinas geradoras), com redução de custos, maior segurança e maior rapidez no atendimento as falhas elétricas.

Segundo o coordenador Técnico Jorge Souza a Cermissões esta em fase inicial da implantação de controle de equipamentos a distância. “Possuímos 30 religadores de tensão instalados em nossas redes e 25 deles já estão sendo telecomandada a distância evitando assim o deslocamento de equipes para acionar ou desligar esses equipamentos, e os beneficiados serão os sócios das cooperativas com menor tempo de atendimento", disse Jorge Souza.

Para o presidente Diamantino Marques dos Santos as Cooperativas estão se direcionando para maior agilidade no atendimento de seus associados.

O Sistema



A Infracoop, composta por seis federações estaduais, representa e defende os interesses 565 mil associados das cooperativas filiadas, beneficiando uma população de 2 milhões de brasileiros no meio rural, grande maioria de pequenos agricultores, beneficiando-os com energia elétrica através de mais de 100 mil quilômetros de redes.


 

 

Untitled Document


EDITAL

    Edital 05 2017











Telefones

0800 541 1122
55 3355 3000
Av. Santa Lúcia,1176
Centro, Caibaté - RS
CEP 97930-000


Localização




Mapa
Notícias
Documentos
Institucional
Comercial
Contato
Intranet
 
Normas Técnicas
Atendimento 24 horas
Central de Notícias
Interrupção Programada
Perguntas Frequentes
Administração e Conselheiros