Cermissões - Ultimas Notícias

PALESTRAS E SHOWS NA CAVALGADA DO COOPERATIVISMO

CERMISSÕES

A Cavalgada do Cooperativismo mostrará a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do nosso Estado e pretende integrar os mais diferentes ramos num grande projeto de Intercooperação, através do resgate da rota percorrida pelo Padre Theodor Amstad. Comandada pelo tradicionalista Elton Saldanha, oportunizará para as comunidades por onde passar palestras e shows com temas ligados ao cooperativismo. Além disso, um documentário será produzido durante o trajeto.

A Cavalgada busca ainda dar visibilidade ao fato histórico iniciado em 1902 pelo Padre Theodor Amstad (surgimento da primeira cooperativa de Crédito da América Latina) e realizar um registro do itinerário percorrido a fim de que pesquisadores do cooperativismo e comunidade tenham material de consulta. Durante o trajeto, os participantes identificarão a rota que o Padre percorreu e, nas localidades onde houver indícios de sua intervenção, serão plantados dois pinheiros, símbolo universal do cooperativismo, como homenagem e marco para as futuras gerações.

Tendo como palestrante o Doutor Aloysio Bohnen, ex-reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, e com show dos Serranos, foi aberta oficialmente na noite de 07/11/2012, em Cerro Largo, a Cavalgada do Cooperativismo – Caminhos do Padre Theodor Amstad. Um público de quatro mil pessoas assistiu aos Serranos por cerca de duas horas, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal. Mais cedo, cerca de 300 pessoas prestigiaram a palestra do Padre Aloysio Bohnen, Doutor em Ciências Sociais.

Participaram da abertura da Cavalgada, além do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e do prefeito de Cerro Largo, Adair Trott, o presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Borges Muller; o comandante da Cavalgada do Cooperativismo, tradicionalista Elton Saldanha; e Fernando Dalagnese, presidente da Sicredi União. Estiveram ainda presentes presidente de dezenas de cooperativas, prefeitos de municípios da região, vereadores, associados de cooperativas, público em geral e imprensa regional.

Na quinta-feira (08/11) pela manhã, os cavalarianos partiram de Cerro Largo rumo ao município de Sete de Setembro. Um dos destaques foi para a participação de cerca de 20 integrantes do Grupo de Cavalarianas intitulado As Paladinas, formado exclusivamente por mulheres, que se deslocou de Soledade a Cerro Largo para cumprir o trajeto programado para o dia 08 de novembro.

Na sexta-feira, dia 09, a Cavalgada chegou a Santo Ângelo, onde, às 19h30min, o tradicionalista Nico Fagundes palestrou no Clube Gaúcho, o renomado folclorista gaúcho falou para os presentes sobre as Reduções Jesuíticas e o Cooperativismo. A palestra foi prestigiada pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; pelo bispo emérito de Santo Ângelo, Dom Estanislau Amadeu Kreutz, que também falou sobre a presença e influência do jesuíta suíço Theodor Amstad na região; pelo vice-presidente do Sicredi União, Hermes Marchetti; pelo comandante da Cavalgada, Elton Saldanha e pelo presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Valdemir Roepke.

Já às 21h30min em frente à Catedral o presidente Vergilio Perius entregou para a comunidade dois pinheiros que serão plantados no município e que além de ser o Símbolo do Cooperativismo registram as marcas da passagem do Imigrante Suíço no município e da Cavalgada, o evento contou também com a participação do diretor financeiro da Unicred Missões, Dr. Vitor Hugo Boff; do secretário municipal da Indústria e Comércio de Santo Ângelo, João Batista Santos da Silva; secretário de Turismo, Eduardo Silva; e do vice-presidente da Cotrisa, Amando Dalla Rosa. Perius recebeu do secretário João Batista, em nome do prefeito Eduardo Loureiro, uma estátua com a Cruz Missioneira, em agradecimento aos eventos oportunizados para a população de Santo Ângelo. Já o tradicionalista Elton Saldanha, recebeu do secretário Eduardo uma réplica da Catedral Angelopolitana.

Logo após a Cerimônia de abertura, Os Fagundes fizeram um show na Praça Pinheiro Machado que contou com a participação de mais de duas mil pessoas. Tanto em Cerro Largo, quanto em Santo Ângelo o Evento contou com o apoio da CERMISSÕES através da realização do Protocolo pelo Assessor de Comunicação e Educação da Cooperativa Valdir Velozo.

 O trajeto total que será percorrido pelos Cavalarianos é de 640 km até chegar a Porto Alegre no dia 29 de novembro, quando terá inicio o XV Seminário Gaúcho do Cooperativismo. Momento em que será entregue às bandeiras da ONU, Brasil, Rio Grande do Sul, do Cooperativismo e da Cavalgada para as autoridades presentes no evento, pavilhões que são conduzidos na linha de frente pelos Cavalarianos durante toda a Cavalgada.

 

 

 

 

 

 

Untitled Document


EDITAL

    Edital 05 2017











Telefones

0800 541 1122
55 3355 3000
Av. Santa Lúcia,1176
Centro, Caibaté - RS
CEP 97930-000


Localização




Mapa
Notícias
Documentos
Institucional
Comercial
Contato
Intranet
 
Normas Técnicas
Atendimento 24 horas
Central de Notícias
Interrupção Programada
Perguntas Frequentes
Administração e Conselheiros