Cermissões - Ultimas Notícias

HORÁRIO DE VERÃO ACABA NO SÁBADO

CERMISSÕES

Na virada para domingo, relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.

Quando o relógio marcar 24h no próximo sábado vai ser 23h de sábado. E quando os ponteiros estiverem sobrepostos à meia-noite – portanto, 0h domingo – ainda vai ser sábado e ainda vão ser 23h. É o momento de moradores das regiões sul, sudeste e centro-oeste do país se sentirem trapaceando o tempo ao atrasar o relógio em uma hora.
O horário de verão acaba e os 60 minutos evaporados no dia 21 de outubro ressurgem. E voltam com festa!
Enio Viana Filho terá um dia de 25 horas para celebrar o 28º aniversário.
– A idade nova sempre vem em ritmo de Carnaval, mas agora tem o bônus de poder prolongar a reunião com a família e os amigos – comemora o estudante de Economia.
Até os mais esquecidos vão ganhar um prazo maior para lembrar de parabenizá-lo. Aqui já vai adiantado: Parabéns, Enio! Que todos os segundos sejam bem aproveitados!
Sem aniversário para comemorar, os senhores dos tempos Jorge Mendes, 70 anos, e Ezequiel Neves, 31 anos, preferem antecipar a vantagem e programar uma hora a mais de trabalho durante a manhã do sábado. Os dois relojoeiros, conhecidos pelo esmero com que trabalham no centro da Capital, devem utilizar o tempo fazendo com que outros relógios voltem a marcá-lo. Essa é a paixão dos dois – mais recente para Ezequiel e bem antiga, já completa quatro décadas, para Mendes.
– Ao menos neste sábado, é bom que se deixe de lado a obsessão pelo tempo e até mesmo pela pontualidade. Aproveitemos a hora extra para fazer aquilo que a gente mais gosta. Sem pressa – recomenda Mendes, em sua fala tranquila e vagarosa.
O reflexo de uma rotina em que as tarefas são para ontem é a sensação de que o tempo vive em fuga. Sempre faltam horas no dia, dias nos meses e quando se percebe o ano já passou. Mas neste fim de semana, do tempo, ninguém poderá reclamar.

Saiba mais
- Na virada de sábado para domingo, termina o horário de verão para os brasileiros que moram nas regiões centro-oeste, sul e sudeste do Brasil, além do Estado do Tocantins. Neste ano, o horário de verão durou quase quatro meses.
- O principal objetivo do horário de verão é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 18h às 21h.
- Com o ajuste nos relógios, a Operadora Nacional do Sistema Elétrico estimava economizar R$ 282 milhões neste ano. O valor é 56% maior do que os R$ 180 milhões economizados no ano passado. O motivo é a menor necessidade de acionamento das usinas térmicas, que custam mais caro para gerar energia do que as hidrelétricas.
- Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e o término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.
- De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval – como ocorreu em 2012 –, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.
(Zero Hora – 14/02)

 

 

 

Untitled Document


EDITAL

    Edital 05 2017











Telefones

0800 541 1122
55 3355 3000
Av. Santa Lúcia,1176
Centro, Caibaté - RS
CEP 97930-000


Localização




Mapa
Notícias
Documentos
Institucional
Comercial
Contato
Intranet
 
Normas Técnicas
Atendimento 24 horas
Central de Notícias
Interrupção Programada
Perguntas Frequentes
Administração e Conselheiros