Cermissões - Ultimas Notícias

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENEGÉTICA NA CERMISSÕES

CERMISSÕES

 

A Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões CERMISSÕES, iniciou no mês de abril de 2013 a execução do Programa de Eficiência Energética (PEE), entre as ações está à substituição de lâmpadas, geladeiras e chuveiros em diversas residências de Associado-Consumidores da área de Permissão da Cooperativa.

            O PEE possui base legal na Lei nº 9.991, que determina as empresas Distribuidoras de Energia Elétrica, a aplicação de um percentual mínimo da receita operacional líquida em Programas de Eficiência Energética, conforme regulamentos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

            Estão sendo contemplados pelo Programa Associados da Cooperativa, enquadrados na tarifa social de energia elétrica baixa renda, com Número de Inscrição Social (NIS) ativo. Os eletrodomésticos, materiais e serviços são subsidiados pela CERMISSÕES, sendo que a seleção das famílias beneficiadas e a implantação do Programa são de responsabilidade da 5EC Engenharia, contratada pela Cooperativa. Os técnicos da empresa vão até as residências e instalam equipamentos de monitoramento do consumo de energia, após o levantamento dos dados é feita a troca das lâmpadas, geladeiras e chuveiros e pelo mesmo período é realizado a medição do consumo da residência beneficiada, visando comprovar a eficiência do Programa.

            Todos os equipamentos novos instalados possuem o selo Procel Classe A, comprovando serem os mais econômicos disponíveis no mercado. Os aparelhos e lâmpadas antigos substituídos são encaminhados para descarte, e a idéia é repetir anualmente o Programa, beneficiando mais consumidores.

            Outra iniciativa tomada pela CERMISSÕES para reforçar o Programa de Eficiência Energética é a realização de palestras sobre essa temática em escolas da área de Permissão da Cooperativa. O trabalho de conscientização é realizado pelo Assessor de Comunicação e Educação Valdir Velozo, da CERMISSÕES. Nesses encontros além dos estudantes tomarem conhecimento das ações do Programa de Eficiência Energética em andamento, recebe orientações sobre economia e segurança no uso da energia elétrica e os cuidados com o Meio Ambiente. Nessa primeira etapa do Programa foram beneficiadas famílias, residentes no município de Santo Antônio das Missões, com a substituição de 2.400 lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas e de led beneficiando 700 famílias, 280 chuveiros beneficiando 280 famílias e 50 geladeiras beneficiando 50 famílias, sendo aplicados mais de R$ 400.000,00. Custeados pelos recursos depositados pela Cooperativa na conta especial do Programa de Eficiência Energética, criada a partir da regularização da CERMISSÕES junto a ANEEL como Permissionária do Serviço Público de Distribuição de Energia Elétrica.    

SONHO REALIZADO E ECONOMIA

            Euride Alves dos Santos, residente na Unidade Consumidora 24.402 localizada na Rua Getulio Jaques Ourique, 3.437 na cidade de Santo Antônio das Missões, expressou a satisfação e alegria de ter sido beneficiada pelo Programa de Eficiência Energética da CERMISSÕES. Disse: “nós somos três pessoas aqui em casa e há quase um ano cortamos os fios do chuveiro para reduzir a conta de energia, nossa geladeira velha tinha mais de trinta anos de uso, não possuía mais tampa no congelador e a borracha da porta estava caída”. Afirmou que se encontra desempregada e o marido trabalha na colheita da maça em Vacaria e também de servente de pedreiro, por isso achava difícil concretizar o sonho de ter uma geladeira branca, pois a renda da apenas para as despesas da casa e para comprar as roupinhas para a filha. Considera muito importante esse tipo de programa, pois além da geladeira nova, agora a família voltará a contar com o banho quente com um chuveiro mais econômico e com a instalação das seis lâmpadas compactas a conta de energia irá reduzir, sobrando dinheiro para outras necessidades.

            Dereni Cabeleira Vieira, Unidade Consumidora 23.038 na Rua Getulio Jaques Ourique em Santo Antônio das Missões, vive em uma casa muito simples, não sendo possível instalar o chuveiro, pois a residência não possui banheiro. Dona Dereni afirmou: “aqui em casa são quatro pessoas, vivemos com os benefícios do Bolsa Família e de biscates, nossa geladeira tinha mais de 25 anos de uso e o motor não desligava nunca. Por isso para mim, ganhar uma geladeira novinha e seis lâmpadas mais econômicas, foi um presente do Dia das Mães, que talvez meus filhos e meu marido nunca tivessem condições de me dar, estou muito faceira. Vamos comprar o material para construir um banheirinho e a economia na conta de energia vai nos ajudar a pagar as prestações da construção. 

           

 

 

 

Untitled Document












Telefones

0800 541 1122
55 3355 3000
Av. Santa Lúcia,1176
Centro, Caibaté - RS
CEP 97930-000


Localização




Mapa
Notícias
Documentos
Institucional
Comercial
Contato
Intranet
 
Normas Técnicas
Atendimento 24 horas
Central de Notícias
Interrupção Programada
Perguntas Frequentes
Administração e Conselheiros