Cermissões - Ultimas Notícias

ESTÁGIO DAS ÁREAS FLORESTADAS DA PCH RIO IJUIZINHO

CERMISSÕES

Na segunda e terça-feira (10 e 11/06/2013), o Engenheiro Florestal Nelson Lopes de Almeida responsável técnico pelo Licenciamento do manejo florestal nas áreas de intervenção de Geração e Distribuição de Energia Elétrica da CERMISSÕES realizou visita in-loco as áreas de recuperação ambiental da PCH Rio Ijuizinho de propriedade da Cooperativa. O levantamento tem por objetivo a emissão de relatório completo referente às atividades de recuperação e florestamento das áreas degradas de APP, dentro do trecho de influência da PCH Rio Ijuizinho.

            No relatório do Engenheiro Florestal além das medidas da espessura e altura da vegetação, também é identificada as espécies florestadas e o número de árvores por espécie dentro da área plantada. Acompanha o relatório o levantamento fotográfico da vegetação que foi realizada pelo Assessor de Comunicação e Educação da CERMISSÕES Valdir Velozo, material que também faz parte da documentação exigida pela FEPAM visando à renovação da Licença de Operação da Usina.

            As áreas florestadas pela CERMISSÕES conforme projeto aprovado junto a FEPAM quando da emissão da Licença de Instalação da Usina, decorridos 12 anos após o inicio do florestamento, demonstra que é possível recuperar o ambiente degradado.

            Temos uma nova floresta com árvores nativas plantadas que hoje já estão em média com mais de 10 metros de altura, entre elas destaca-se: Louro, Cedro, Angico, Alecrim, Timbaúva, Guajuvira, Açucará, Aroeira Vermelha, Aroeira de Bugre, Aroeira Piriquita, Cabriúva, Camboatá, Canafístula, Canjerana, Chal-Chal, Pitangueira, Sete-Capotes, Cerejeira, Guabirobeira, Vacum, Araçá, Açoita-cavalo, Canela de veado, Canela-preta, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Ipê da Várzea, Rabo-de-Bugiu, Timbó entre outras espécies.

            Quando recuperamos áreas degradas devolvemos ao planeta aquilo que um dia exploramos em nome do progresso, e devolvemos o habitat natural de espécies da fauna que aos poucos vão encontrando lugar para seu abrigo e sobrevivência. É o caso do tatu que na nova área verde construiu a sua toca e ali vive em meio à floresta reconstruída, assim como outras espécies de animais e aves nativas que também fazem da área verde a sua casa e abrigo.  

            O resultado é satisfatório e muito além de cumprir a Legislação Ambiental a Administração da CERMISSÕES faz a sua parte, não apenas em belos discursos das grandes autoridades como acompanhamos em datas específicas sobre o tema, mas em ações concretas que podem servir de modelo a serem seguidos pelas demais entidades e pessoas que queiram colaborar com o equilíbrio ambiental.

 

 

 

Untitled Document


EDITAL

    Edital 05 2017











Telefones

0800 541 1122
55 3355 3000
Av. Santa Lúcia,1176
Centro, Caibaté - RS
CEP 97930-000


Localização




Mapa
Notícias
Documentos
Institucional
Comercial
Contato
Intranet
 
Normas Técnicas
Atendimento 24 horas
Central de Notícias
Interrupção Programada
Perguntas Frequentes
Administração e Conselheiros