Cermissões - Ultimas Notícias

OUTUBRO ROSA FOI LANÇADO NA EXPO SÃO LUIZ

CERMISSÕES

              Na tarde de quarta-feira, dia 2, foi realizado o lançamento oficial do projeto mundial “Outubro Rosa” na EXPO SÃO LUIZ, e no decorrer da semana já foi possível acompanhar a adesão de municípios da região ao projeto.

            O local foi o auditório da Expo São Luiz e contou com a presença de autoridades Locais, da região, secretárias de saúde, Liga de Combate ao Câncer e grande público, que prestigiou dando a devida importância à causa.

            Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. 

            O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo.
O autoexame continua sendo importante – mas de forma secundária. Ele é essencial para que a mulher conheça seu corpo, em especial sua mama, e possa perceber qualquer alteração. O autoexame pode ser feito visualmente e por meio da palpação, uma vez por mês, após o final da menstruação.

            Fundamental e insubstituível, a mamografia pode detectar nódulos de mama em seu estágio inicial, quando não são percebidos na palpação do autoexame feito pela mulher ou pelo profissional de saúde. Por serem pequenos, esses nódulos têm menor probabilidade de disseminação e mais chances de cura.

            Por essa razão, as mulheres acima de 40 anos devem realizar a mamografia regularmente, em intervalos anuais. E, com a efetivação da Lei Federal nº 11.664/2008, em vigor desde 29 de abril de 2009, toda mulher brasileira tem direito a realizar pelo SUS sua mamografia anual a partir dessa idade.

            Fatos como os fotografados pelo Coordenador de Comunicação da CERMISSÕES Valdir Velozo, onde registra a pintura da Cruz Missioneira e guardas da ponte do Rio Ijui no município de Entre Ijuis, parecem simples ações, mas que podem salvar vidas, pois tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para a necessidade dos cuidados com a saúde, visando manter o equilíbrio do corpo e da mente do ser humano.

 

 

 

Untitled Document












Telefones

0800 541 1122
55 3355 3000
Av. Santa Lúcia,1176
Centro, Caibaté - RS
CEP 97930-000


Localização




Mapa
Notícias
Documentos
Institucional
Comercial
Contato
Intranet
 
Normas Técnicas
Atendimento 24 horas
Central de Notícias
Interrupção Programada
Perguntas Frequentes
Administração e Conselheiros