Cermissões - Ultimas Notícias

EMBRAPA E PETROBRAS FIRMARAM PARCERIA EM PROL DA PRODUÇÃO DO ETANOL

CERMISSÕES

            Na quinta-feira (28/11), às 10h, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), do município de São Luiz Gonzaga/RS, a Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, juntamente com a Petrobras assinaram um termo de cooperação técnica para viabilizar a realização do projeto “tecnologias para o sistema de produção de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul – Siscana RS”. A assinatura do documento formalizador foi realizada entre o diretor executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Júnior, e o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto.

            O Siscana RS pretende desenvolver tecnologias para o cultivo de cana-de-açúcar como base para produção de etanol no Estado do Rio Grande do Sul, de forma sustentável, contribuindo para o aumento da produção e da área cultivada, além de possibilitar o desenvolvimento da agroindústria sucroalcooleira e energética do Estado.

            Segundo o pesquisador Sergio Delmar dos Anjos e Silva da Embrapa, a atividade de pesquisa busca desenvolver genótipos superiores com características agronômicas e industriais, adequadas para produção nas condições do RS, com precocidade, riqueza (alto valor de sacarose), produtividade, resistência a pragas e tolerância ao frio e à seca; conhecer a distribuição, a ocorrência e a bioecologia das principais pragas (insetos, doenças e plantas daninhas) da cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul, desenvolver e aperfeiçoar tecnologias de manejo relacionadas ao seu controle; definir um sistema de manejo de solo e planta, por meio do estudo da adubação, épocas de plantio, curva de maturação, população de plantas, espaçamento, caracterização fenotípica e colheita mecanizada; conhecer as interações entre planta, solo e clima, visando estabelecer o zoneamento edafoclimático e as necessidades térmicas e hídricas da cultura sob condições de clima temperado.

            O projeto será coordenado pela Embrapa Clima Temperado, tendo como co-executores a Embrapa Agroenergia, Embrapa Microbiologia, Universidade Federal do Paraná (UFPR)/(UFPel), Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e como parceiros privados a Grandespe Destilaria, Cooperativa dos Produtores de Cana Porto Xavier Ltda (Coopercana), Noroeste Bioenergética (Norobios), Canasul Participações S/A e a Cooperativa Mista São Luiz Ltda (Coopermil).

            O presidente da CERMISSÕES Diamantino Marques dos Santos prestigiou o ato de assinatura do termo de cooperação firmado entre a Embrapa e a Petrobras Biocombustível, inclusive assinou documento de apoio à instalação de um núcleo da Embrapa em São Luiz Gonzaga.

            O projeto Siscana RS pretende aumentar a produção de biocombustível e área de cultivo de cana no Estado. A projeção é passar de 37 mil ha para 300 mil ha de cultivo da cultura, em solo gaúcho, nos próximos anos.

 

 

Untitled Document












Telefones Úteis

Atendimento Cermissões:
0800 541 1122

Atendimento Comercial:
(55) 3355 - 3000


ANEEL: 167

AGERGS:
0800 727 0167
Av. Santa Lúcia,1176
Centro, Caibaté - RS
CEP 97930-000


Localização




Mapa
Notícias
Documentos
Institucional
Comercial
Contato
Intranet
 
Normas Técnicas
Atendimento 24 horas
Central de Notícias
Perguntas Frequentes
Administração e Conselheiros