Cermissões - Ultimas Notícias

EMBRAPA E PETROBRAS FIRMARAM PARCERIA EM PROL DA PRODUÇÃO DO ETANOL

CERMISSÕES

            Na quinta-feira (28/11), às 10h, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), do município de São Luiz Gonzaga/RS, a Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, juntamente com a Petrobras assinaram um termo de cooperação técnica para viabilizar a realização do projeto “tecnologias para o sistema de produção de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul – Siscana RS”. A assinatura do documento formalizador foi realizada entre o diretor executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Júnior, e o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto.

            O Siscana RS pretende desenvolver tecnologias para o cultivo de cana-de-açúcar como base para produção de etanol no Estado do Rio Grande do Sul, de forma sustentável, contribuindo para o aumento da produção e da área cultivada, além de possibilitar o desenvolvimento da agroindústria sucroalcooleira e energética do Estado.

            Segundo o pesquisador Sergio Delmar dos Anjos e Silva da Embrapa, a atividade de pesquisa busca desenvolver genótipos superiores com características agronômicas e industriais, adequadas para produção nas condições do RS, com precocidade, riqueza (alto valor de sacarose), produtividade, resistência a pragas e tolerância ao frio e à seca; conhecer a distribuição, a ocorrência e a bioecologia das principais pragas (insetos, doenças e plantas daninhas) da cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul, desenvolver e aperfeiçoar tecnologias de manejo relacionadas ao seu controle; definir um sistema de manejo de solo e planta, por meio do estudo da adubação, épocas de plantio, curva de maturação, população de plantas, espaçamento, caracterização fenotípica e colheita mecanizada; conhecer as interações entre planta, solo e clima, visando estabelecer o zoneamento edafoclimático e as necessidades térmicas e hídricas da cultura sob condições de clima temperado.

            O projeto será coordenado pela Embrapa Clima Temperado, tendo como co-executores a Embrapa Agroenergia, Embrapa Microbiologia, Universidade Federal do Paraná (UFPR)/(UFPel), Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e como parceiros privados a Grandespe Destilaria, Cooperativa dos Produtores de Cana Porto Xavier Ltda (Coopercana), Noroeste Bioenergética (Norobios), Canasul Participações S/A e a Cooperativa Mista São Luiz Ltda (Coopermil).

            O presidente da CERMISSÕES Diamantino Marques dos Santos prestigiou o ato de assinatura do termo de cooperação firmado entre a Embrapa e a Petrobras Biocombustível, inclusive assinou documento de apoio à instalação de um núcleo da Embrapa em São Luiz Gonzaga.

            O projeto Siscana RS pretende aumentar a produção de biocombustível e área de cultivo de cana no Estado. A projeção é passar de 37 mil ha para 300 mil ha de cultivo da cultura, em solo gaúcho, nos próximos anos.

 

 

Untitled Document


EDITAL

    Edital 05 2017











Telefones

0800 541 1122
55 3355 3000
Av. Santa Lúcia,1176
Centro, Caibaté - RS
CEP 97930-000


Localização




Mapa
Notícias
Documentos
Institucional
Comercial
Contato
Intranet
 
Normas Técnicas
Atendimento 24 horas
Central de Notícias
Interrupção Programada
Perguntas Frequentes
Administração e Conselheiros