Cermissões - Ultimas Notícias

Seminário do sistema FECOERGS Cooperativas com melhor base de dados

CERMISSÕES

Dentro do programado pelo sistema FECOERGS, nos dias 13 e 14 de março, foi realizado em Porto Alegre, com presença de técnicos e dirigentes das cooperativas, na qual a CERMISSÕES esteve representada pelo presidente Diamantino Marques dos Santos, Coordenador técnico Jorge Souza e pelo Eng.º Marthielo Marques. Seminário este sobre apresentação final e implantação do projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D), visando à otimização da aplicação dos recursos financeiros e a qualificação das informações a serem repassadas ao órgão regulador (ANEEL).

A melhor gestão dos recursos financeiros, visando o aprimoramento da sua aplicação e definições de parâmetros regulatórios, com a organização dos processos, são “ferramentas” importantíssimas para a tomada de decisão dos dirigentes das cooperativas, segundo vários dirigentes presentes.

Os especialistas contratados para desenvolver o P&D, Engenheiros Marcelo Pelegrini e João Carlos Martins, fizeram apresentação dos benefícios do projeto, que tinha como visão básica: desenvolver metodologias apoiadas em sistemas computacionais para obter, acompanhar e projetar os principais parâmetros regulatórios da permissão, dentre eles, base de ativos, custos operacionais e itens da parcela A, tais como, compra de energia, encargos e perdas de energia.

Em especial, era definir quais são os investimentos futuros necessários para atendimento do mercado e seus impactos nas tarifas.

“Estamos melhor preparados para a aplicação dos recursos e em que rede ou subestação, conforme o fluxo de carga que este projeto de P&D sinalizar, teremos maior certeza e segurança nos investimentos”, disse o presidente da federação, Jânio Stefanello.

 “O projeto de pesquisa que está sendo finalizado é  uma ferramenta de TI valiosíssima, pois irá auxiliar e qualificar as informações que as Cooperativas terão que repassar ao órgão regulador ANEEL, quer nas revisões tarifárias e nos reajustes”, assim manifestou Iloir de Pauli, presidente do SINDICOOPER e da cooperativa CERILUZ, e complementou “foi sábia à decisão das Cooperativas realizarem este P&D conjunto”.

Além da apresentação final do P&D conjunto, foi realizado treinamento de mais 30 técnicos, pela especialista do projeto Daniela Kondo, com simulações de cargas, tarifárias, perdas e outros itens, que agora se somam aos outros trinta já qualificados.

 

Segundo o superintendente da federação, engenheiro  José Zordan, agora as cooperativas estão aptas a responderem as questões: Como alterações nas políticas de descontos irão impactar as tarifas dos consumidores? Como eventuais reduções  de encargos podem diminuir subsídios?

Como os investimentos impactam a tarifa futura? Qual o plano de investimentos mais adequado? Qual a data ideal para execução da obra e como os padrões construtivos da Cooperativa Permissionária estão comparados com banco de preços? Qual a avaliação da comparação dos custos planejados com os realizados?- Quais as projeções de valores da base de remuneração, custos operacionais, itens da Parcela  A, perdas, encargos setoriais e tarifas de suprimento? Quais os valores projetados para as tarifas de fornecimento em vários cenários?

 

(FECOERGS – 14/03) 

 

 

Untitled Document


EDITAL

    Edital 05 2017











Telefones

0800 541 1122
55 3355 3000
Av. Santa Lúcia,1176
Centro, Caibaté - RS
CEP 97930-000


Localização




Mapa
Notícias
Documentos
Institucional
Comercial
Contato
Intranet
 
Normas Técnicas
Atendimento 24 horas
Central de Notícias
Interrupção Programada
Perguntas Frequentes
Administração e Conselheiros