Cermissões - Ultimas Notícias

FALECIMENTO DE SÓCIO FUNDADOR

CERMISSÕES

A Administração da CERMISSÕES registra com pesar o falecimento do  Sócio Fundador de número 09 entre os 51 Fundadores da Cooperativa,  trata-se do senhor Wilibaldo Otílio Welter, faleceu na manhã de quarta-feira junto ao Hospital Roque Gonzáles de Caibaté, aos 94 anos 2 meses e 7 dias de idade. Natural de Cerro Largo, RS, nasceu em 07 de março de 1920, vindo a residir no Povoado Santa Lucia, aos 27 de agosto de 1927. Iniciou seus estudos com o professor Aloísio Schoffen, o qual ministrava aulas particulares em sua própria casa, sendo que a partir dessa iniciativa foi fundada a Sociedade Escolar Católica Santa Lucia, hoje mantenedora do Educandário Nossa Senhora Conquistadora de Caibaté. O seu “Dilo” como carinhosamente é chamado pelos familiares e amigos, casou-se aos 06 de junho de 1945 com Giomênia Alice Welter (faleceu no dia 31 de março de 2010) tiveram 11 filhos, 2 falecidos (Paula e Luciano).

Durante uma conversa que o Coordenador de Comunicação Valdir Velozo, teve com o seu Dilo para o Informativo “Energia Positiva” ele lembrou fatos que marcaram o inicio da história da CERMISSÕES, fez uma referencia especial ao Deputado Estadual e ex-Prefeito de São Luiz Gonzaga Gustavo Langsch, que auxiliou muito nos tramites burocráticos documentais da Cooperativa. Seu Dilo disse: “no inicio não foi fácil, criamos a Cooperativa, empossamos a primeira diretoria, mas não tínhamos suporte técnico, então fui buscar um técnico cedido pela CEEE em Ibirubá, junto vieram às forquilhas para o levantamento dos primeiros postes”. Enquanto ele viajou para buscar o técnico, outros sócios ficaram falquejando as madeiras de angico para a construção das primeiras redes no vilarejo, os primeiros operadores do motor gerador foram o Sócio Fundador Nelmo Back e senhor Vanderli Pires, que buscavam óleo diesel na cidade de Ijui para abastecer a máquina. Seu Dilo muitas vezes deixou o balcão de sua casa comercial, para ajudar a levantar postes, pois no inicio faltava dinheiro e tudo era feito através do mutirão. Segundo ele em dado momento terminou todo o dinheiro e a Cooperativa não podia parar, diante da situação financeira da Sociedade, o seu Dilo juntamente com o também Sócio Fundador Osvino Willers, emprestaram 5.000 reis cada um, sem juros e correção. A Cooperativa só teve condições de devolver o empréstimo 7 anos mais tarde, para se ter uma idéia na época ele ainda comprou 25 hectares de terras com o dinheiro recebido da quitação da divida.

Seu Dilo relembrou a época em que chegou a Caibaté, existia apenas a casa do professor e do doutor Ricardo Kozolich e mais tarde foi construída a casa do doutor Nicolau Steim. Seu Willibaldo ajudou a fundar o Educandário Nossa Senhora Conquistadora, o Hospital Roque Gonzáles, a Igreja Matriz Santa Lucia e inclusive durante a construção da mesma, ele puchava água o dia inteiro para molhar os tijolos e o concreto da construção. A água era da fonte publica onde hoje se encontra instalada a sede da CORSAN, no Bairro São João em Caibaté.

Sem dúvidas com o falecimento de Wilibaldo Otílio Welter, perdemos um dos construtores da história de Caibaté e de forma especial da CERMISSÕES. Deixamos aqui nossos sentimentos a toda Família que sofre a dor da partida dessa pessoa muito querida, e pedimos a Deus em sua infinita bondade que conforte os corações de todos, é o da Administração e Colaboradores da CERMISSÕES. 

 

 

 

Untitled Document












Telefones

0800 541 1122
55 3355 3000
Av. Santa Lúcia,1176
Centro, Caibaté - RS
CEP 97930-000


Localização




Mapa
Notícias
Documentos
Institucional
Comercial
Contato
Intranet
 
Normas Técnicas
Atendimento 24 horas
Central de Notícias
Interrupção Programada
Perguntas Frequentes
Administração e Conselheiros