Cermissões - Ultimas Notícias

AÇÃO ANTRÓPICA E ÁGUA NO SOLO

CERMISSÕES

A água precisa infiltrar, com essa ideia o Engenheiro Agrônomo PHD UFSM e UNINFRA, Afrânio Almir Righes iniciou a sua fala durante o 3º Seminário sobre Irrigação da Coopatrigo.

            Em nossa região em média as plantas precisam entre 06 e 08 milímetros de água por dia, o Professor Afrânio apresentou o resultado de uma pesquisa realizada por especialistas na área de solo e água da UFSM, onde foi realizado monitoramento com a utilização de  equipamentos durante uma chuva de 217 milímetros em menos de um dia. Sendo que na área de mato a água da chuva infiltrou 100%, porém em uma área com10 anos de plantio direto a infiltração foi de apenas 6,9 mm o restante (211,1mm escoou e foi embora para os riachos, rios, mares e oceanos), isso ocorre devido a compactação do solo, dificultando a infiltração da água da chuva.

             O nosso solo não está tendo capacidade de infiltração, devido a compactação dos micro e macro poros, para o bom desenvolvimento das plantas o solo precisa ter água, se isso não acontece a produção é comprometida.

            Segundo dados da EMATER/RS a redução na produção de grãos em 2004/2005 foi de 10.014.662 toneladas de grãos, causando um impacto na economia do estado na ordem de R$ 4.061.429.699,00 e essa quebra de safra agrícola refletiu diretamente sobre o PIB do Estado Gaúcho, e isso se repetiu com as estiagens dos anos de 2008/2009 e novamente com a estiagem de 2012.

            Hoje a nossa missão é fazer com que a água seja armazenada ou infiltrada onde ela cai, ampliar a capacidade de armazenamento de água no solo e em reservatórios, garantindo a disponibilidade em períodos de estiagem e reduzindo as cheias no período do inverno.

             O futuro do planeta está em nossas mãos, a infiltração de água no solo é a chave da sustentabilidade dos recursos hídricos e da produtividade agrícola, o Papa João Paulo 2º disse: “ a humanidade possui hoje instrumentos que podem transformar o mundo num jardim ou reduzi-lo a um monte de ruínas”. A escolha é sua!   

 

  

 

 

Untitled Document












Telefones

0800 541 1122
55 3355 3000
Av. Santa Lúcia,1176
Centro, Caibaté - RS
CEP 97930-000


Localização




Mapa
Notícias
Documentos
Institucional
Comercial
Contato
Intranet
 
Normas Técnicas
Atendimento 24 horas
Central de Notícias
Interrupção Programada
Perguntas Frequentes
Administração e Conselheiros