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PESQUISA COM ASSOCIADOS DA CERMISSÕES COM EXCELENTES ÍNDICES DE APROVAÇÃO

CERMISSÕES

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO REALIZADA COM A FAMÍLIA SOCIAL DA CERMISSÕES ENTRE OS MESES DE JULHO A SETEMBRO DE 2014

 

  

A Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões – CERMISSÕES realizou pesquisa de satisfação durante os meses de julho a setembro de 2014, foram distribuídos 15 mil formulários, sendo que 10.906 retornaram preenchidos, atingindo o significativo índice de 72,71% de participação. Na seqüência a representação gráfica da participação dos associados que receberam e devolveram o formulário preenchido:

  

A primeira pergunta referia-se ao Atendimento realizado pelas Equipe de Manutenção, nesta questão 74 Associados disseram que o Atendimento é “Péssimo” (0,68%) dos 74 associados que avaliaram como “Péssimo” o atendimento das equipes de manutenção, 52 reclamaram da dificuldade de comunicação com a central 0800, principalmente quando chove ou em dias de temporal. Nesse caso o percentual de 0,74% não é atribuído somente ao serviço de manutenção, mas sim ao serviço 0800. Resalta-se que no espaço existente na pesquisa para comentários, sugestões ou criticas, o serviço das equipes de “socorro” receberam inúmeros elogios reconhecendo o bom trabalho, o profissionalismo, a eficiência e a agilidade no atendimento. 199 Associados avaliaram como “Ruim” (1,82%); no geral a avaliação das equipes de manutenção foi Muito Boa, pois se somarmos os percentuais de aprovação entre “BOM”, “MUITO BOM” e “ÓTIMO” temos 97,50 % dos Associados Satisfeitos, conforme a leitura do gráfico a seguir:

 

A segunda questão tinha como objetivo avaliar A Qualidade da Energia que a CERMISSÕES entrega na propriedade, 0.55% ou seja 60 Associados disseram que é “Péssima”; já 209 Associados (1,92%) avaliaram como “Ruim” a energia da Cooperativa ou seja, tem problemas com a qualidade da energia elétrica que chega a suas propriedades. Dos 269 Associados que reclamaram de energia fraca, 82 associados comentaram que ao ligar dois ou mais equipamentos de maior consumo a chave cai (referindo-se ao disjuntor interno), nesse caso o problema não é de energia fraca e sim problema de instalação elétrica na residência, sendo necessário o associado contratar um eletricista profissional de sua confiança para corrigir o problema. Caso o defeito esteja acontecendo no disjuntor de entrada na caixa do medidor o associado deve consultar um eletricista e ver qual o disjuntor adequado para  ser colocado e após a aquisição solicitar para a CERMISSÕES realizar a troca que é gratuita. Outro motivo de luz fraca reclamado por 46 dos entrevistados deve-se a instalação de equipamentos de maior consumo sem a devida solicitação de aumento de carga (ordenhadeiras, motores, irrigação). Todas as 269 reclamações estão sendo analisadas caso a caso inclusive com visita aos Associados que reclamaram e se identificaram, para orientações ou se necessário à colocação de aparelhos para examinar a necessidade de investimento na rede de distribuição por parte da Cooperativa. Vale ressaltar que dos 269 que avaliaram a Qualidade da Energia como “Péssima ou Ruim” 81 não se identificaram.

Neste item a soma das respostas “BOM”, “MUITO BOM” e “ÓTIMO” na avaliação dos associados ficou em 97.53% conforme demonstração gráfica:

 

A terceira questão tinha como objetivo Avaliar o Trabalho da Administração, onde exatamente meio por cento (0,50%), ou seja, 54 Associados que devolveram a pesquisa avaliaram como “Péssima” a Administração; 126 Associados avaliaram como “RUIM” a atuação da administração da CERMISSÕES. 10.726 dos 10.906 Associados que participaram da pesquisa votaram “BOM”, “MUITO BOM” e “ÓTIMO” em relação ao desempenho administrativo, alcançando a maior soma de aprovação com o excelente percentual de 98.35% conforme demonstra o gráfico a seguir:

 

 CONCLUSÃO

 

 

            Ao concluirmos esta análise da avaliação Social dos três pontos propostos na presente pesquisa, verifica-se o excelente conceito que possui as Equipes de Manutenção de redes, e por outro lado mesmo não estando na pauta desta pesquisa o Associado apontou ainda a necessidade de melhorias em relação ao atendimento da central 0800.

Embora tenha sido aplicado mais de R$ 4,5 milhões em reforço e melhorias de redes elétricas com recursos próprios da Cooperativa após a última pesquisa realizada em 2011, diante das manifestações escritas na atual pesquisa será necessário realizar investimentos na melhoria da qualidade de energia, recondutoramento de cabos e adição de fases para possibilitar o aumento de carga visando suprir as necessidades dos associados.

Necessidade essa motivada pelo aumento de carga que vem acontecendo em grande escala nos últimos anos sem a devida comunicação e consequentemente a ligação da nova carga sem conhecimento e autorização da Cooperativa.

Alguns Associados reclamaram que não concordam em pagar iluminação pública rural sem possuir os serviços, atribui-se a essa manifestação a desinformação relacionada ao motivo da cobrança da referida taxa no talão de luz, pois a taxa de iluminação pública é criada por lei municipal, a CERMISSÕES como responsável pela distribuição de energia presta o serviço de cobrança no talão de luz e repassa os valores arredados aos municípios que possuem tal serviço.

Na avaliação dos trabalhos da Administração conclui-se que existe uma confiança muito grande na atual Equipe Administrativa da Cooperativa, envolvendo a Diretoria e Setores que compõe a Coordenação das atividades da CERMISSÕES. Os Associados em seus comentários reconhecem a forma transparente com que é conduzida a CERMISSÕES, a evolução no atendimento, a educação com que é tratado o Associado, a qualificação dos funcionários, melhorias na frota, segurança e estabilidade da energia em fim a eficiência em todas as áreas visando proporcionar a Família Social uma competente prestação de serviços. Várias sugestões encaminhadas poderão ser utiliza-las, pois assim a credibilidade das futuras pesquisas assim como dos atos da Administração encontrarão cada vez mais apoio da Família Social.

Destaca-se que a apuração do resultado da presente pesquisa foi realizado pelos 11 Jovens do Programa Aprendiz Cooperativo da CERMISSÕES durante a primeira quinzena do mês de outubro de 2014, que conferiram todos os formulários de respostas, inclusive com a separação das reclamações e sugestões por assunto, visando tomar as providências para cada observação.

 

CERMISSÕES ENTRE AS FINALISTAS DO PRÊMIO IASC 2014 DA ANEEL

 

Muitas vezes ouve-se comentários que a pesquisa só tem validade se é feita por empresas contratadas para tal finalidade, pois, no mesmo período de realização da presente pesquisa da CERMISSÕES entre os meses de julho a setembro de 2014  a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL também realizou pesquisa com os Associados na Área de Permissão da CERMISSÕES e divulgou no dia 29 de outubro a relação das empresas finalistas  nas 12 categorias, sendo três delas voltadas para Permissionárias (Cooperativas de Eletrificação) novidade deste ano ao Prêmio IASC 2014 – Prêmio Índice de Satisfação do Consumidor.

Das 38 Cooperativas Permissionárias de todo o pais as três Cooperativas classificadas no Grupo acima de 10 mil unidades consumidoras Finalistas ao Prêmio IASC 2014 da ANEEL é a CERMISSÕES de Caibaté, RS; CERILUZ de Ijui, RS e a CERGAL de Tubarão, SC.

O Prêmio IASC avalia o desempenho prestado por essas empresas em suas áreas de atuação com o objetivo de estimular a melhoria continua nos serviços, dando destaque para as Distribuidoras mais eficientes na percepção do consumidor.

As Concessionárias e Permissionárias receberão da ANEEL um Certificado e um Selo de Qualidade, que pode ser usado no material de divulgação de cada empresa. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 19 de novembro, às 17h, no Auditório CEPAT. Localizado na sede da ANEEL, em Brasília.      

 

 

 

 

 

 

 

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