Cermissões - Ultimas Notícias

CERMISSÕES E AS BANDEIRAS TARIFÁRIAS

CERMISSÕES

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que o sistema de bandeiras tarifárias indicou sinal vermelho para as tarifas do mês de janeiro de 2015. Com esta sinalização nas contas de luz, o consumidor terá que arcar com o acréscimo de R$ 3,00 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumido.

A bandeira vermelha é a indicação de pior cenário de custo da energia elétrica fornecida pelas distribuidoras. Isto geralmente ocorre quando há a diminuição expressiva das chuvas em relação à média histórica, o que influencia diretamente na recomposição dos reservatórios das principais hidrelétricas do país. Com menos geração de fonte hídrica, há o aumento na operação – mais cara – das usinas termelétricas. Em janeiro de 2015, a indicação de bandeira vermelha vale para todas as regiões do Sistema Interligado Nacional (SIN): Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Norte.

Com a implementação do novo mecanismo, a Aneel espera que o consumidor identifique qual bandeira valerá no mês para que possa reagir a essa sinalização, estimulando o uso racional da energia elétrica.
O sistema estava programado para começar funcionar a partir de 2014, mas foi adiado para 2015. Com isso, a fase de implementação em caráter educativo se estendeu de 2013 a 2014, sem que houvesse repasses mensais do aumento do custo para o consumidor. Quando há uma alta moderada no custo da energia, o sistema de bandeiras tarifárias aciona o sinal amarelo, que corresponde ao acréscimo de R$ 1,50 a cada 100 kWh consumido.
Com o cenário favorável, não há qualquer custo adicional nas tarifas, com a marcação da bandeira verde nas contas de luz.

 

A Administração da CERMISSÕES informa aos seus Associados e Consumidores de energia que as bandeiras tarifárias não serão aplicadas sobre as tarifas da Cooperativa, esta é mais uma do Cooperativismo junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em benefício dos Associados e Consumidores das 38 Cooperativas Permissionárias do país.  

 

 

Untitled Document


EDITAL

    Edital 05 2017











Telefones

0800 541 1122
55 3355 3000
Av. Santa Lúcia,1176
Centro, Caibaté - RS
CEP 97930-000


Localização




Mapa
Notícias
Documentos
Institucional
Comercial
Contato
Intranet
 
Normas Técnicas
Atendimento 24 horas
Central de Notícias
Interrupção Programada
Perguntas Frequentes
Administração e Conselheiros