Cermissões - Ultimas Notícias

ANA AMÉLIA COBRA TRATAMENTO DIFERENCIADO PARA COOPERATIVAS DE ELETRIFICAÇÃO RURAL

CERMISSÕES

 

A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu em Plenário, na quinta-feira (11), regra especial que flexibilize o aumento do custo da energia para as cooperativas de eletrificação rural que, secundariamente, também atendem áreas urbanas. De acordo com a senadora, por força da estrutura financeira que lhes dão suporte, elas não vão conseguir cumprir regra recentemente estabelecida pelo governo, sem risco de enfrentar graves problemas de liquidez.

 

Elas querem atender, mas estão pleiteando o que é justo, tão somente uma condição de ir fazendo o pagamento adicional gradual e anualmente, mas não todo o reajuste de uma vez só, o que inviabilizaria a atividade extraordinariamente importante que exercem — destacou.

 

Ana Amélia disse que tomou conhecimento da questão por meio de cooperativa de eletrificação de seu estado, mas salientou que o problema afeta organizações de todo o país. Conforme a senadora, a legislação não pode estabelecer tratamento igual para situações diferentes, ou seja, que essas cooperativas não podem ser equiparadas às tradicionais distribuidoras de energia.

 

A diferença, salientou, está no fato de que as cooperativas de eletrificação rural fazem investimentos em áreas em que as empresas privadas não têm interesse, porque não há clientela para consumir e pagar pela energia fornecida. De modo geral, disse a senadora, elas fazem investimentos para atender dentro de um raio de 2 a 20 quilômetros, onde há apenas um consumidor interessado. Depois, com a estrutura instalada, surgem outros.

 

Além de ser um fator de desenvolvimento do campo que precisa cada vez mais de uma atenção e de um olhar prioritário dos governos, porque é ali que pode estar sendo gerado um novo empreendedorismo, uma nova forma de desenvolvimento social com inclusão das camadas, eu diria, mais pobres da população — defendeu.

 

 

 

 

Untitled Document


EDITAL

    Edital 05 2017











Telefones

0800 541 1122
55 3355 3000
Av. Santa Lúcia,1176
Centro, Caibaté - RS
CEP 97930-000


Localização




Mapa
Notícias
Documentos
Institucional
Comercial
Contato
Intranet
 
Normas Técnicas
Atendimento 24 horas
Central de Notícias
Interrupção Programada
Perguntas Frequentes
Administração e Conselheiros