Cermissões - Ultimas Notícias

REPOTENCIALIZAÇÃO DA PCH IJUIZINHO

CERMISSÕES

Na quinta-feira dia 11 de agosto visitou a CERMISSÕES o Sr. Celso Knöner Diretor da empresa Hacker Industrial Ltda de Xanxerê Santa Catarina, fabricante de turbinas hidráulicas, equipamentos hidromecânicos e equipamentos Hidraulicos.

O motivo da visita foi apresentar a tecnologia das máquinas geradoras fabricadas pela empresa para o presidente Diamantino e Técnicos da Cooperativa, a Hacker é fornecedora das comportas hidráulicas da Usina do Rio Ijuizinho, equipamentos que se encontra instalados desde o inicio de geração da usina a mais de 11 anos e não apresentou nenhum defeito até o momento.

Estivemos juntamente com o colega Laerte Moura responsável pela manutenção das usinas acompanhando o Sr. Celso Knöner na visita e vistoria da PCH Ijuizinho para que ele tivesse uma visão do que é possível fazer para melhorar o aproveitamento da água no processo de transformação da energia hidráulica em energia elétrica.

A CERMISSÕES encomendou um estudo de viabilidade visando a repotencialização da usina do Rio Ijuizinho, com a instalação de mais uma turbina tipo Kaplan com tubulação ou a substituição das atuais turbinas por máquinas mais modernas que possibilitem o aumento do potencial de geração, reduzindo os custos de manutenção dos equipamentos.

Segundo o Diretor Celso Knöner as novas turbinas fabricadas pela Hacker, o gerador funciona com a mesma velocidade do eixo da turbina sem a necessidade da utilização do multiplicador de velocidade, fato que eliminaria o principal problema de manutenção da usina, pois cada vez que da problema nos rolamentos do multiplicador de velocidade uma das turbinas fica em média três meses parada para a retirada da máquina para ser transportada para fora do estado para realizar a troca dos rolamentos, além da necessidade de paradas das máquinas para troca de óleo.

O presidente Diamantino disse que: “aguardará os estudos da empresa Hacker para apresentar ao Conselho de Administração e Fiscal, visando analisar e decidir sobre o futuro da geração de energia da PCH Ijuizinho, se permanece com o potencial de geração atual ou se investe na repotencialização”.

 

 

Untitled Document












Telefones

0800 541 1122
55 3355 3000
Av. Santa Lúcia,1176
Centro, Caibaté - RS
CEP 97930-000


Localização




Mapa
Notícias
Documentos
Institucional
Comercial
Contato
Intranet
 
Normas Técnicas
Atendimento 24 horas
Central de Notícias
Interrupção Programada
Perguntas Frequentes
Administração e Conselheiros