Cermissões - Ultimas Notícias

REUNIÃO NA ELETROSUL

CERMISSÕES

Na segunda-feira dia 24 de abril de 2017 a CERMISSÕES participou de reunião na sede da ELETROSUL em Florianópolis, SC, ocasião em que foi tratado sobre o acesso da Cooperativa a Subestação Missões da ELETROSUL, visando os ajustes necessários tanto de projetos, quanto de documentações para a futura construção do ponto de conexão.

          A reunião foi coordenada por Vitalcir Pietta e contou com a participação dos seguintes Técnicos da Eletrosul: Doris Kühlkamp de Barros, Evandro Zeni Teixeira, Gonzalo Humeres Flores, Ricardo Soares Salengue, Telmo Renato Lopes dos Santos.

A CERMISSÕES esteve representada pelo Engenheiro Eletricista, Eluir Inácio Hoffmann que esteve acompanhado por Técnicos das empresas fornecedoras dos equipamentos e serviços contratadas para realizar a obra: Marlon R. Colovini - Gama Engenharia, Vitor Gaidzinski Martins - Gama Engenharia, Sandro Poloni Sobrinho - Sul Engenharia, Giovani Hartmann - Fockink Instalações.

Foram tratados os seguintes assuntos de interesse da CERMISSÕES e ELETROSUL:

1 - O&M do novo módulo de entrada de linha 69kV
A CERMISSÕES informou que será responsável pela operação e manutenção de seu módulo de entrada de linhas.

2 - Sistema de Medição para Faturamento
A Eletrosul informou que conforme procedimento de rede do ONS submódulo 12.2 deverá ser apresentado o projeto SMF para sua pré-aprovação e posterior envio ao ONS para aprovação final.

3 - Serviços Auxiliares
A CERMISSÕES informou que avaliará interesse em compartilhar uma fonte de serviços auxiliares CA das instalações da Eletrosul.  A Eletrosul solicitou que o interesse, bem como a carga necessária,  sejam encaminhados formalmente via correspondência a área de regulação.

4 – Registradores Digitais de Perturbações
A Eletrosul dispensou o fornecimento de registradores digitais de perturbações (RDPs) nas instalações de sua propriedade. Em contrapartida a CERMISSÕES instalará em sua instalação um RDP para monitoramento do módulo de entrada de Linha. Os arquivos de registro deverão ser  repassados a Eletrosul quando necessários. A Eletrosul solicita adicionalmente que seja implementado intertrigger com o RDP da Eletrosul.

5- Troca de Dados
Para fins de troca de dados entre CERMISSÕES e Eletrosul a CERMISSÕES fornecerá um Terminal Server (TS) com entradas Seriais e Ethernet em fibra otica. O equipamento será de modelo RS 910 e a comunicação será em protocolo DNP3 Serial. O TS será instalado no painel 2P1UC.  A configuração do supervisório SAGE será de responsabilidade da Eletrosul. A Eletrosul disponibilizou via email nessa data as informações necessárias para a troca de dados.

6 – Falha de Disjuntor
A Eletrosul informou que a função falha de disjuntor deverá ser de responsabilidade da CERMISSÕES. DEVERÁ ser disponibilizado à Eletrosul a  informação de disjuntor falhado para compor o circuito existente de intertrip. A filosofia existente deverá ser mantida.

7 – Disjuntor de Transferência -TIE
As informações para intertravamento com o disjuntor de transferência - TIE serão implementadas de forma convencional, dispensando o uso de IOBoxs.  Para tanto o painel 1P1BP deverá ser revisado e ampliado de forma a multiplicar as informações de todas as seccionadoras de Bay Pass abertas, vão do TIE aberto e vão do TIE fechado. A atualização e configuração da unidade de controle do TIE serão de responsabilidade da CERMISSÕES com a devida supervisão da Eletrosul. A CERMISSÕES solicitou o envio dos desenhos construtivos e de fiação interna do painel 1P1BP;

8 – Tramitações de documentos do projeto
A tramitação de projeto na fase de avaliação será via FTP disponibilizado pela CERMISSÕES. Exceção se faz a primeira submissão a qual deverá ser enviada uma cópia impressa em formato original. Deverão ser apresentados para liberação da Eletrosul os documentos relacionados ao módulo geral.

9 – Soluções de Projeto
Anexo a está ATA estão disponíveis sugestões da engenharia da Eletrosul  para as soluções de projeto das interfaces (TIE, CJTPP, Trifillar, Anunciador Serviço auxiliar.)

10- Assuntos Gerais
A CERMISSÕES disponibilizou a coordenação Sr Telmo duas cópias impressas e uma cópia digital dos projetos civis e eletromecânicos. Foram entregues duas cópia dos estudos de seletividade.


A CERMISSÕES solicita quais documentos necessários de Segurança e Medicina do Trabalho para acesso á subestação.

 

 

 

 

 

Untitled Document


EDITAL

    Edital 05 2017











Telefones

0800 541 1122
55 3355 3000
Av. Santa Lúcia,1176
Centro, Caibaté - RS
CEP 97930-000


Localização




Mapa
Notícias
Documentos
Institucional
Comercial
Contato
Intranet
 
Normas Técnicas
Atendimento 24 horas
Central de Notícias
Interrupção Programada
Perguntas Frequentes
Administração e Conselheiros