Cermissões - Ultimas Notícias

“CICLO DE PALESTRAS: DEFENDA O MEIO AMBIENTE! PROTEJA A SAÚDE!”

CERMISSÕES

A Secretaria de Educação de Dezesseis de Novembro realizou na terça-feira (06/06) no Salão Paroquial Católico em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, participaram Direção, Professores e mais de 200 Estudantes do das Escolas Municipais e Estaduais do município.

          A Coordenação foi da Secretária de Educação Edith Pillon Engroff contando com o apoio e participação so Secretário da Agricultura, Darci Kolbec, Secretário da Saúde, Jonny Bocácio, Emater, Afeu Müller, Suzane Ortiz, Vice-Presidente da CERMISSÕES, Diomedes Rech. A reflexão sobre o tema proposto contou com os seguintes Palestrantes: Valdir Velozo (Coordenador de Comunicação de Comunicação e Educação da CERMISSÕES – Caibaté), a Drª Vandréia Budel (Médica Chefe do Posto de Saúde – Dezesseis de Novembro) e Lisete Primaz (Assistente Técnica Regional da Emater - Santa Rosa).

O Coordenador de comunicação da Cermissões (Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões), Sr. Valdir Velozo, demonstrou quão é importante preservar o espaço que habitamos, a interferência de nossas atitudes, consciência e ações. Demonstrou os programas de preservação e conservação ambiental desenvolvidos de forma permanente pela CERMISSÕES. Exemplo é o plantiu e manutenção de mais de 140 mil mudas de árvores nativas em toda área de Permissão, monitoramento da qualidade e composição da água do Rio Ijuizinho e Rio Comandai, controle da caça e pesca e Educação Ambiental através de palestras e colocação de placas de orientação e cuidados com o Meio Ambiente.

Drª. Vandréia Budel, médica chefe do posto de saúde local, explicou o comportamento do mosquito Aedis Aegypti. Depende de cada um de nós a sua maior ou menor proliferação e com isto ocasionando maior ou menor risco de danos à saúde e demonstrou os sintomas apresentados da febre amarela, dengue, zika vírus e chikungunya.

Assistente Técnica Regional da EMATER, Srª Lisete Primaz, na sua palestra, falou da importância do saneamento básico para um ambiente saudável, agradável e sugeriu algumas plantas como repelentes a insetos e o cultivo da crotalária como atrativo da libélula que por sua vez é inimigo natural do mosquito transmissor de doenças (aedis aegypti). Foi realizado a campanha de distribuição de sementes de crotalária para serem implantadas a partir do mês de setembro no município. Esta planta, além de uma bela flor, é  atrativo da libélula, predador do mosquito aedis aegypti.

 

A Secretária Edith Pillon afirmou que o evento superou as espectativas da organização, considerou positivo o ciclo de palestras, a presença e atenção dos alunos E desejOU que todos possam adotar as importantes orientações para suas vidas e contribuir com suas ações para a continuidade da vida no e do planeta.

 

 

Untitled Document












Telefones

0800 541 1122
55 3355 3000
Av. Santa Lúcia,1176
Centro, Caibaté - RS
CEP 97930-000


Localização




Mapa
Notícias
Documentos
Institucional
Comercial
Contato
Intranet
 
Normas Técnicas
Atendimento 24 horas
Central de Notícias
Interrupção Programada
Perguntas Frequentes
Administração e Conselheiros