Carregando ...
Av. Santa Lúcia 1177, Centro, Caibaté -RS
Atendimento Comercial de Segunda a Sexta - Feira das 07:40 ás 11:50 e das 13:30 até as 17:50
Telefone Comercial: (55) 3355 - 3000
     

CERMISSÕES PARTICIPOU DO PRIMEIRO DEBATE PARA CRIAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ABRIGO PARA IDOSOS


O Centro de Referência de Assistência Social de Caibaté – CRAS Cohiguaté -, realizou na quarta-feira 21/6, uma reunião junto a Câmara de Vereadores, visando a criação de uma instituição para permanência de idosos.

Participaram deste encontro coordenado pela assistente social de Caibaté Daniela Fraga, os prefeitos de Caibaté Amauri Pires da Silva e Joaquim Bourscheidt de Mato Queimado, o presidente do Hospital Roque Gonzales Orcelei Dalla Barba, vereadores e vários representantes de entidades e empresas dos dois municípios. A Cermissões foi representada pelo assessor de comunicação Vanes Della Flora.

A presidente da Casa Lar Padre Olmiro Hartmann, Rosane Nilles, realizou uma explanação sobre todo o processo de instalação do espaço de atendimento aos idosos no município de Santo Antônio das Missões. Relatou que a criação de um lugar que atenda os idosos, deve gerar renda para quem trabalha, e para a manutenção é necessário a utilização dos benefícios dos pacientes, somado a recursos de outros setores. “Na época da instalação da Casa, tivemos o apoio de muitas empresas e entidades, e a Cermissões foi muito importante, pois colaborou com todo o projeto elétrico”, destacou Rosane.

Conforme o presidente do hospital Orcelei Dalla Barba, quando houve o fechamento do bloco cirúrgico em Caibaté, a diretoria tentou disponibilizar 10 quartos para abrigar idosos junto a casa de saúde, porém a proposta não foi aceita pelos órgãos governamentais. Ou é hospital, ou é casa de acolhimento de idosos, foi essa a resposta que obtivemos, não tivemos êxito nesta tentativa, mas era uma alternativa de utilizar a estrutura física e de pessoal já existente para esta finalidade, e que recebe recursos públicos, mas não foi possível, disse Orcelei.

O prefeito Amauri Pires, destacou que atualmente o Lar de Santo Antônio das Missões abriga 8 idosos de Caibaté, e recebe auxílio do município para complementar as despesas dos mesmos, e que está disposto a fazer a doação de um terreno para construção da instituição. Para viabilizar este projeto, a estrutura deve comportar no mínimo 30 pessoas, e para isso será necessário um grande aporte de recursos. Hoje, a grande maioria das famílias trabalham fora, tanto o homem quanto a mulher, e é cada vez mais necessário termos um local para acolher essas pessoas que tanto fizeram pela nossa sociedade. A longevidade das pessoas amentou, e precisamos nos adequar a essa nova realidade, isso é bom, as pessoas estão vivendo mais, disse Amauri.

O prefeito Joaquim Bourscheidt, proferiu que esse trabalho conjunto dos dois municípios é fundamental para alavancar este projeto, que é uma necessidade das duas comunidades, pois citando como exemplo o município de Mato Queimado, quando da sua criação possuía 6% da população idosa, e hoje são 26%. Vamos buscar e aplicar recursos, temos uma população idosa que precisa de atenção, sabemos que é um projeto complexo, mas iremos nos empenhar ao máximo, frisou Joaquim.

Dentre os presentes, algumas pessoas se disponibilizaram a formar uma pré-comissão, que irá seguir com as tratativas para formalizar uma comissão que será responsável pela organização documental para criação de uma associação com integrantes de Caibaté e Mato Queimado.

Cermissões, a Luz das Missões! 



Notícias

Acompanhe todas as novidades sobre, energia, resoluções, atividades, comunicados aos associados entre outros temas, convidamos você para nos seguir em nossas redes sociais, será um enorme prazer.