Data: 13/07/2023
A previsões apontavam e
confirmou-se na tarde de quarta-feira 12/7, um ciclone que atingiu diversas
cidades do Rio Grande do Sul, com chuvas de 100mm a 200mm, granizo, tornados,
vendavais e milhões de pessoas sem energia elétrica. Na área de atuação da
Cermissões, alguns problemas nos sistemas de distribuição de energia foram
registrados já na parte da manhã, porém à tarde, um temporal de grandes
proporções atingiu principalmente a região de Cerro Largo e Rolador, exigindo a
mobilização de todas as equipes de construção e manutenção, e dos plantonistas
da Cooperativa. Ao todo foram 1.030
ligações no 0800.541.1122, atendidas pela equipe do COD – Central de Operações
e Distribuição, e 204 chamados através das plataformas: WhatsApp 55.3355.3000,
Messenger do Face book, Instagram e site www.cermissoes.com.br.
Destes chamados, 41 foram referentes a queda de árvores sobre as redes e cabos
rompidos. No pico máximo,
registrou-se 3.324 associados sem luz, por volta das 16h do dia 12/7. As 17h e
29mi, o número havia baixado para 803. A medida que as redes iam sendo
consertadas, o número de pessoas sem luz ia diminuindo, e na manhã de quinta-feira
13/7, haviam somente 20 sócios sem energia. As 15h e 25m de quinta-feira, 100%
dos associados que por algum motivo ficaram sem luz após o temporal, já estavam
com a energia reestabelecida. A última localidade reenergizada foi a do Taipão
Frente – Interior de Salvador das Missões, que havia sido energizada na noite
de quarta-feira, porém na quinta-feira uma equipe necessitou retornar a local
com apoio de uma retroescavadeira, para realizar a substituição de um poste em
solo rochoso. Houve a quebra de 9
postes e 20 cruzetas, a queima de 3 transformadores e 1 religador, vários
pontos de cabos rompidos. As equipes do COD,
Linha Viva, Podas, Socorro, Postos de Atendimento, 0800 e setor de manutenção,
trabalharam até as 3h da madrugada de quarta-feira, alternado turnos,
priorizando os consertos nas redes troncais e em situações de risco de vida por
cabos arrebentados em vias de trânsito. A recomposição total das redes ocorreu
em menos de 24h após a mobilização dos mais de 100 funcionários da Cooperativa.
Com existem previsões
de novos temporais nos próximos meses, a Cermissões está trabalhando no
replanejamento para o enfrentamento de possíveis problemas causados pelas
intempéries climáticas, reorganizando a distribuição de materiais para os
Postos de Atendimento, e a sistemática de trabalhos das equipes responsáveis
pelas manutenções. Conforme o presidente
Diamantino Marques dos Santos, os temporais são situações que geralmente afetam
os sistemas elétricos e causam grandes prejuízos. Este é um dos motivos que a
Cooperativa mantém um cronograma constante de manutenções preventivas, com
altos investimentos, que evitam muitos problemas causados pelas tempestades,
diminuindo o tempo que os associados ficam sem energia elétrica. Nossas equipes
estão equipadas e aparelhadas para o enfrentamento de situações adversas, e
parabenizamos o trabalho de todos os nossos funcionários envolvidos neste
trabalho conjunto, que em menos de 24h reestabeleceu a energia para todos os
atingidos pelo ciclone, pois enquanto muitos estão no aconchego de seus lares,
nossos colegas estão enfrentando situações desfavoráveis, com muita dedicação e
afinco, salientou Diamantino. A Cermissões lembra aos
associados que tenham o máximo de cuidado ao constatarem cabos caídos, pois os
mesmos podem estar energizados, colocando em risco a vida de humanos e animais.
Nestes casos, comunique-nos imediatamente através dos canais disponibilizados
pela Cooperativa. Cermissões a Luz das
Missões!