A leitura plurimensal,
regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, possibilitará que a
Cermissões realize a leitura direta nos medidores instalados nas unidades
consumidoras dos associados dá área rural, classificados com usuários de baixa tensão,
uma vez, há cada três meses.
Esse critério foi
estabelecido em razão de, nessas regiões, a leitura ser mais onerosa (por
envolver longos deslocamentos), o que reverteria em aumento de custos
operacionais.
Assim, para essas
unidades consumidoras, a Cermissões realizará duas leituras consecutivas por
média, sendo necessário que a próxima leitura seja presencial. Todavia, nos
meses em que o faturamento ocorrer pela média, será posteriormente realizado o
acerto de leitura, a fim de recuperar o consumo não registrado nos meses
anteriores.
Para evitar que o
faturamento não seja estimado, o associado/consumidor pode realizar a
autoleitura. O processo consiste em, na data indicada na conta de energia, ele
deverá verificar a leitura do relógio e comunicar à Cermissões em um dos nossos
canais de atendimento: Facebook, Instagram, WhatsApp 55.3355.3000, site
www.cermissões.com.br, aplicativo, ou pelo 0800 541.1122. Isso garante que a
cobrança seja feita sob o real consumo.
DIVISÃO EM ÁREAS
ORGANIZARÃO LEITURAS
Para diminuir custos
com deslocamentos e equipes de leituras, a área de atuação da Cermissões, foi
dividida em três grupos, com números aproximados de unidades consumidoras:
Grupo 1: Região de
Caibaté, até Santo Ângelo, e Coímbra em São Miguel das Missões.
Grupo 2: Região de São
Luiz Gonzaga, Bossoroca, Santo Antônio das Missões, Pirapó, até Dezesseis de
Novembro.
Grupo 3: De Cerro Largo
até Porto Xavier.
As leituras nas áreas
urbanas, continuarão sendo feitas mensalmente. Os associados podem receber suas
faturas por e-mail, basta cadastrar-se junto a Cermissões.
CONFERÊNCIA DOS
MEDIDORES
A Cermissões possui 12
funcionários para realização das leituras, que também são responsáveis por
vistoriar os medidores, pois toda energia fornecida pela Cermissões precisa ser
medida, e a conferência dos equipamentos é essencial para evitar prejuízos
tanto para a Cooperativa, quanto para os associados.
Em caso de dúvidas
quanto ao correto registro do consumo de energia por possíveis problemas nos
medidores, a Cermissões disponibiliza o serviço de Aferição de Medidor, que é
um comparativo entre o medidor instalado na residência e um equipamento padrão.
A aferição pode ser feita a partir da identificação do problema por um
profissional da Cermissões, identificando, por exemplo, uma oscilação muito
expressiva entre uma leitura e outra, ou pode ser solicitada pelo associado. No
entanto, a Cooperativa orienta que primeiro o associado deve verificar se o
problema não está na instalação interna.
A Cermissões dispõe de
uma equipe técnica para esclarecimentos aos associados, que também podem ser
feitos através do 0800.541.1122 ou pelo WhastApp 55.3355.3000.
Cermissões, a Luz das
Missões!