CERMISSÕES
Carregando ...

ONS AFASTA RISCO DE APAGÃO EM 2022

Data: 16/05/2022

A ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico não vê nenhuma possibilidade de apagão ou racionamento por questões hídricas em 2022, uma vez que o nível de hidrelétricas está em processo de recuperação com chuvas mais regulares e medidas do governo para preservar água nos reservatórios, disse nesta quarta-feira (15) o diretor-geral do órgão Luiz Carlos Ciocchi.

Luiz Carlos Ciocchi , apresentou dia 15 de dezembro, as perspectivas para o ano que vem. No horizonte até maio de 2022, a previsão é que o subsistema Sudeste/Centro-Oeste alcance 58% de armazenamento. Atualmente, o nível nesta região encontra-se em 20%.

Para o Sistema Interligado Nacional (SIN), a expectativa de armazenamento é de 34% até o final deste mês. Os resultados atuais são reflexo do acompanhamento constante da situação e do grande percentual de assertividade das medidas operacionais adotadas ao longo deste ano.

Segundo Ciocchi, as projeções são boas e a experiência das ações, aplicadas em 2021, trazem mais eficiência e segurança para enfrentar o próximo ano. Além disso, em outubro, já começou a estação chuvosa, dois meses antes do que no ano de 2020/2021. “Dependendo das chuvas, podemos ter um ano de 2022 com maior ou menor tranquilidade. As chuvas para as hidrelétricas vêm se confirmando em algumas regiões, como Norte e Nordeste, enquanto a situação no Sul é mais preocupante com ocorrência do fenômeno La Niña.

Com o cenário de hoje, não vemos nenhuma possibilidade com relação a racionamento ou apagão causado por questões hídricas", afirmou o diretor-geral do ONS. Ele explicou, ainda, que o Operador está mais bem preparado e há a expetativa de entrada no ano que vem de 10 mil MW de potência, além de mais 16 mil quilômetros de linhas de transmissão, aumentando a transferência de energia do Norte e do Nordeste para o Sudeste-Centro-Oeste.

Na avaliação do diretor-geral, o ONS superou um grande desafio em 2021 e manteve a segurança do SIN após implementação de um conjunto de mais de 35 ações, como a flexibilização de recursos hídricos, gerenciamento de demanda e aumento no limite de transmissão. As iniciativas contaram com a sinergia do setor elétrico, além de outros órgãos reguladores, ambientais, agentes e associações. “Alguns podem dizer que foi sorte o resultado alcançado este ano, nós chamamos de competência técnica para exercer todas essas ações e termos tido sucesso", afirmou.

Fontes: Site da ONS: http://www.ons.org.br/.../ONS-preve-cenario-eletrico-mais...#

Site do G1: https://g1.globo.com/.../ons-descarta-racionamento-de...




Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 18/04/2024  
PRESIDENTE DIAMANTINO RECEBEU CONVITE OFICIAL PARA V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TURISMO
Saiba mais

Data: 18/04/2024  
NA ASSEMBLEIA DA FECOERGS FOI REELEITO ERINEO E APRESENTADO O DESEMPENHO DO SISTEMA/2023
Saiba mais

Data: 17/04/2024  
CERMISSÕES REFORÇA REDES PRÓXIMAS ÀS RUÍNAS DE SÃO MIGUEL
Saiba mais