CERMISSÕES
Carregando ...

ACIDENTE COM MÁQUINA AGRÍCOLA OCASIONOU FALTA DE ENERGIA NO PESSEGUEIRO

Data: 16/05/2022

Orientações da Cermissões visam evitar esse tipo de acidente.

Na noite da última sexta-feira (28/01) a Cermissões registrou mais um acidente de uma máquina agrícola com a rede de energia elétrica. O fato ocorreu na comunidade do Pessegueiro, à 2 quilômetros da cidade de São Miguel das Missões, quando o operador de um pulverizador uniport acabou batendo e derrubando um poste da rede de energia elétrica, deixando os moradores daquela localidade sem luz.

O primeiro atendimento foi realizado pelos funcionários do Posto de Atendimento de São Miguel das Missões Luis Carlos Melo e Flávio Morais que realizaram o isolamento do local, a fim de evitar que alguém chegasse próximo dos fios que estavam no chão, até a chegada da equipe de socorro.

A equipe de socorro do capataz Jose Arcênio Velasques de Oliveira (Seno), deslocou-se até São Miguel das Missões para realizar a troca do poste quebrado, e restabelecer o fornecimento de energia.

Com o impacto, um braço do pulverizador foi arrancado, e ficou caído próximo ao poste. Felizmente não houve lesões com o operador do equipamento.

Esse é o terceiro acidente recente com máquinas agrícolas que acabaram atingido a rede elétrica em São Miguel das Missões: Uma retroescavadeira que arrancou os fios e quebrou um poste de luz na entrada da cidade, uma colheitadeira que bateu em um poste de luz e acabou incendiando a lavoura de milho, e na sexta-feira o incidente com este pulverizador.

As seguintes orientações poderão ajudar a evitar esse tipo de acidentes:

1º - Planeje os trabalhos e observe se a altura e a largura da máquina ou equipamento manterão distância segura da rede elétrica.

2º- Caso os fios da rede estejam próximos, não se aproxime ou toque neles.

3º - Ao manusear as máquinas agrícolas, desvie dos estais (cabos de aço que prendem os postes ao chão);

4º- Ao manobrar veículos ou equipamentos, carga e descarga de caminhões, mantenha a distância mínima de cinco metros de qualquer tipo de estrutura elétrica;

5º - Caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o operador jamais deve tentar sair do maquinário. Neste caso, deve-se chamar imediatamente a CERMISSÕES, que desligará o fornecimento antes de resgatar o condutor;

6º - Nunca estacione máquinas agrícolas debaixo da rede elétrica;

7º - Cuidado para não tocar na rede elétrica quando subir em uma árvore para colher frutas ou para realizar uma poda;

8º- Tenha cuidado com os equipamentos de irrigação. Não deixe o jato de água dos irrigadores atingir os fios elétricos;

9. Nunca se aproximar ou tocar em cabos elétricos caídos no chão. Se encontrar um fio elétrico caído, o mais adequado é sinalizar a área para que ninguém se aproxime e avisar imediatamente a CERMISSÕES.

10. Não faça queimadas perto das linhas de transmissão ou de distribuição. Na estiagem, a pouca umidade, a vegetação baixa e os ventos fortes são fatores que podem provocar incêndios. Por isso, até mesmo uma queimada mal controlada para atividades agrícolas também pode colocar em risco o fornecimento de energia, atingindo os cabos elétricos, desligando a rede e provocando prejuízos para os todos, além de danos ao meio ambiente e à segurança da população.

Esclarecimentos ou dúvidas ligue para a Cermissões através do 0800 541 1122. Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica ligue imediatamente para a Cermissões.


Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 24/04/2024  
GOVERNADOR EDUARDO LEITE CONFIRMA PRESENÇA NO FESTIVAL INTERNACIONAL DO BALONISMO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
Saiba mais

Data: 24/04/2024  
SANTIAGO PARABENIZOU A CERMISSÕES POR ESTAR ENTRE AS MELHORES DO BRASIL
Saiba mais

Data: 22/04/2024  
CERMISSÕES PARTICIPOU ATIVAMENTE DO 3º RODEIO CRIOULO DE MATO QUEIMADO
Saiba mais