CERMISSÕES
Carregando ...

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CERMISSÕES REUNIU-SE DIA 28/01/22

Data: 16/05/2022

O Conselho de Administração da Cermissões esteve reunido na sexta-feira dia 28 de janeiro de 2022. Na primeira reunião deste ano, o presidente Diamantino Marques dos Santos debateu com os Conselheiros diversos assuntos que estão norteando os trabalhos.  

O presidente informou aos demais integrantes da diretoria que estão sendo aguardados alguns documentos para o fechamento do exercício financeiro de 2021 pelo setor contábil. Durante a reunião foi aprovada a comissão que irá a coordenar a eleição do Conselho Fiscal, que passará por renovação estatutária. Nos próximos dias deverá ser assinado o contrato para aquisição dos novos transformadores para a subestação de São Luiz Gonzaga. Outro trabalho que está em andamento, é o isolamento da Fábrica de Postes da parte recreativa da AFUCER, através do cercamento do local. Foi aprovado a inclusão de 27 novos associados e a exclusão de 2 sócios. O presidente Diamantino demostrou uma grande preocupação em razão da estiagem, uma vez que os efeitos da seca também irão atingir a Cermissões, principalmente em razão da diminuição do consumo de energia nos meses de abril e maio, em decorrência da menor utilização dos armazéns e secagem de grãos.   


Assuntos pautados pelos Conselheiros e demais integrantes da diretoria na reunião do dia 28 de janeiro de 2022: 


Silvia Maria dos Santos Belchor: Frisou que alguns associados têm questionado o valor das contas de energia. Falou da necessidade de esclarecer aos mesmos que o valor da luz não subiu, o que aumentou nos últimos meses foi o consumo em decorrência da forte onda de calor, e o conforto do ar condicionado acaba elevando os gastos com energia.  


Carlos Roberto Pettenon: Demostrou a sua preocupação com o baixo nível da água nos rios da nossa região em função da estiagem, e isso também afeta a geração própria de energia pela Cermissões, causando impacto financeiro na Cooperativa.  


Pedro Canísio Both: Segundo Pedro, a falta de água nos rios é muito preocupante, pois as informações divulgadas nos últimos dias pela mídia, relatam que estiagem semelhante a essa que estamos enfrentando teria ocorrido em 1978. Também parabenizou a iniciativa do Presidente Diamantino em agilizar o processo de construção da nova rede interligando São Paulo das Missões, Porto Xavier e Pirapó.  


Nolar Alles: Expôs seu contentamento pelo trabalho visando a construção da nova subestação em Cerro Largo, e a negociação para compra do terreno para construção, dentro dos valores de mercado.  


José Inácio Rodrigues de Mattos: Relatou que um grande número de empresas tem lhe ofertado sistemas de micro geração de energia solar, porém há uma preocupação, pois muitas estão interessadas somente na venda, sem o devido acompanhamento quanto à futura manutenção destes sistemas. Outro fator que tem lhe preocupado, é a grande quantidade de implantação de sistemas de irrigação. Frisou que está ocorrendo um modismo, e alguns agricultores motivados pelas percas com a estiagem, estão sendo incentivados por vendedores de pivôs a adquirir equipamentos para irrigação sem a garantia de ter água suficiente para atender a área projetada.  


Edegar Minetto: Ressaltou que em Vitória das Missões, não foram registrados problemas recentes no fornecimento de energia por parte da Cermissões. Também relatou que em seu município houve casos em que pivôs foram instalados e não foi possível utilizá-los em decorrência da falta de água no reservatório construído para irrigação. Foi um alto investimento que acabou não tendo retorno pela falta de água.  


José Dirceu Dutra: Também falou sobre algumas situações que ocorreram em São Miguel das Missões, da venda de sistemas de irrigação sem um correto estudo sobre a quantidade de água necessária para irrigar a área pretendida. Disse ainda que é muito preocupante a situação que iremos enfrentar em decorrência da estiagem, pois dos mais de 12 milhões de hectares plantados no Rio Grande do Sul, somente 850 mil hectares possuem seguro agrícola. Destacou o trabalho diferenciado da Cermissões visando atender os pedidos dos irrigantes, pois na grande maioria dos casos é necessário que a Cooperativa realize algum tipo de investimento para anteder estas demandas. José Dirceu também parabenizou o presidente Diamantino pela aquisição do terreno para construção da subestação em Cerro Largo, que segundo ele foi um ótimo negócio para a Cooperativa.  


Giovane Luiz Hoff: Demostrou toda sua preocupação com a estiagem e suas consequências, uma vez que estamos no mês de janeiro, e as previsões indicam a normalização das chuvas somente em abril. Já está ocorrendo evasão de agricultores que estão deixando suas pequenas propriedades para morarem na cidade. Quando as questões que envolvem os irrigantes, disse que quanto maior o consumo de energia é melhor para a Cooperativa, pois a Cermissões tem feito altos investimentos para atender esse setor, porém é preocupante o registro de vários casos de pivôs que não puderam ser utilizados pela falta de água. Outra questão que segundo Geovani tem sido motivo de grande preocupação, é a perfuração de poços artesianos para fins de irrigação. O Conselheiro parabenizou a agilidade da Cermissões visando solucionar o problema de falta de água na comunidade da Santa Inês em São Luiz Gonzaga, que teria sido ocasionado por um problema no fornecimento de energia, e posteriormente constatou-se que o problema era um cano estourado e não tinha ligação com a questão do fornecimento de energia, mas mesmo assim a Cermissões fez a sua parte, visando solucionar o problema. Ressaltou ainda a importância dos investimentos feitos pela Cermissões visando atender a demanda de carga para os irrigantes e a necessidade dos novos investimentos na subestação de São Luiz Gonzaga.  


João Alberto Ourique do Nascimento: Agradeceu o apoio da Cermissões no 30° Rodeio Crioulo do Sindicato Rural de Bossoroca, no qual não teve nenhum problema com o fornecimento de energia elétrica, mesmo com o grande consumo ocasionado pelo calor naquele final de semana dos dias 14,15 e 16 de janeiro de 2022. Também demonstrou sua preocupação com a estiagem, pois os poços artesianos estão secando em função do grande número de perfuração de poços artesianos em propriedades particulares. Em algumas situações, para evitar o desabastecimento de algumas comunidades, foi necessário reperfurar os poços existentes, chegando à mais de 200 metros de profundidade para ter vasão de água suficiente. 


José Fengler (secretário): Demostrou sua preocupação pela necessidade de a Cermissões investir altos valores para atender à crescente demanda no consumo de energia, e será necessário de agir com precaução em decorrência dos prejuízos causados pela estiagem.  


Diomedes Rech (vice-presidente): Relatou as negociações visando a aquisição do terreno para construção da nova subestação em Cerro Largo e a grande preocupação em virtude dos prejuízos causados pela estiagem prolongada. 

  

Na parte final da reunião foi apresentado um vídeo com depoimentos de vereadores e lideranças da região sobre falando sobre o trabalho da Cermissões, e logo em seguida foi realizada uma homenagem pelos Conselheiros e funcionários da Cooperativa ao presidente Diamantino Marques dos Santos, que no domingo dia 30 de janeiro de 2022 completou 35 anos frente a presidência da Cermissões.  

Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 18/04/2024  
PRESIDENTE DIAMANTINO RECEBEU CONVITE OFICIAL PARA V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TURISMO
Saiba mais

Data: 18/04/2024  
NA ASSEMBLEIA DA FECOERGS FOI REELEITO ERINEO E APRESENTADO O DESEMPENHO DO SISTEMA/2023
Saiba mais

Data: 17/04/2024  
CERMISSÕES REFORÇA REDES PRÓXIMAS ÀS RUÍNAS DE SÃO MIGUEL
Saiba mais