CERMISSÕES
Carregando ...

SEMEADEIRA BATE E QUEBRA POSTE DE LUZ NO RINCÃO DOS PIRES - JÓIA

Data: 16/05/2022

Na tarde de segunda-feira (18/04/22), a Cermissões foi comunicada que um associado do Rincão dos Pires, interior de Jóia, ao manusear uma plantadeira próximo à um poste de luz, acabou batendo no poste, o qual com a força o impacto quebrou e caiu sobre o equipamento.

Imediatamente a Central de Operações da Cermissões desligou a rede, e acionou a empreiteira terceirizada Plastiluz que está próxima do local, para isolar a área e efetuar a substituição do poste quebrado.

Este acidente deixou 154 associados sem energia, das 14h e 43min as 15h e 30min e 46 das 15h e 30 min as 18h e 47min, quando foi finalizado o serviço.

Esse tipo de ocorrência, além de gerar um elevado custo para a Cermissões, atrapalha o andamento do serviço programado pelas equipes de construção e o próprio trabalho dos associados, que neste caso teve que aguardar a chegada da equipe que trocou o poste para prosseguir o plantio.

A agricultura é uma característica marcante na nossa região, que possui tradição em diversas safras e cultivos, além de ser um importante indutor da economia no estado. Por isso, Cermissões reforça o alerta para produtores rurais, operadores de equipamentos e fazendeiros sobre os riscos de manuseio de máquinas agrícolas próximas à rede de distribuição, que muitas vezes atravessam as propriedades para levar a energia para outros clientes.

Pela importância desta atividade econômica, a Cermissões compartilha orientações e alertas para que os trabalhos nas lavouras sejam realizados com segurança, evitando acidentes com a rede elétrica.

Com a evolução dos sistemas de plantio e colheita, as máquinas estão cada vez maiores, e por vezes acabam a rede e os equipamentos que a sustentam. Por isso, é muito importante planejar todo o trabalho antes, e fazer o reconhecimento do local, determinando e orientando os operadores das máquinas a manterem uma distância segura da rede elétrica.

Principais orientações da Cermissões, aos associados e clientes da Cooperativa:

1º - Planeje os trabalhos e observe se a altura e a largura da máquina ou equipamento manterão distância segura da rede elétrica.

2º- Caso os fios da rede estejam próximos, não se aproxime ou toque neles.

3º - Ao manusear as máquinas agrícolas, desvie dos estais (cabos de aço que prendem os postes ao chão).

4º- Ao manobrar veículos ou equipamentos, carga e descarga de caminhões, mantenha a distância mínima de cinco metros de qualquer tipo de estrutura elétrica.

5º - Caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o operador jamais deve tentar sair do maquinário. Neste caso, deve-se chamar imediatamente a Cermissões, que desligará o fornecimento antes de resgatar o condutor.

6º - Nunca estacione máquinas agrícolas debaixo da rede elétrica.

7º - Cuidado para não tocar na rede elétrica quando subir em uma árvore para colher frutas ou para realizar uma poda.

8º- Tenha cuidado com os equipamentos de irrigação. Não deixe o jato de água dos irrigadores atingir os fios elétricos.

9. Nunca se aproximar ou tocar em cabos elétricos caídos no chão. Se encontrar um fio elétrico caído, o mais adequado é sinalizar a área para que ninguém se aproxime e avisar imediatamente a Cermissões.

10. Não faça queimadas perto das linhas de transmissão ou de distribuição.

Qualquer dúvida, contate com a Cermissões pelo 0800-541-1122.



Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 22/04/2024  
CERMISSÕES PARTICIPOU ATIVAMENTE DO 3º RODEIO CRIOULO DE MATO QUEIMADO
Saiba mais

Data: 22/04/2024  
INFORMATIVO CERMISSÕES FOI APRESENTADO DIRETO DO RODEIO DE MATO QUEIMADO
Saiba mais

Data: 22/04/2024  
CRONOGRAMA DE TRABALHO DAS EQUIPES DA CERMISSÕES NA SEMANA DE 22 a 26/04/2024
Saiba mais