CERMISSÕES
Carregando ...

REDUÇÃO NAS FATURAS DE ENERGIA DA CERMISSÕES CHEGOU A 20% EM MAIO

Data: 31/05/2022

A bandeira acionada pela ANEEL na sexta-feira (27/5) para o mês de junho é verde para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional – a malha de transmissão de energia que cobre quase todo o território brasileiro.

Com a bandeira verde, que indica condições favoráveis de geração de energia, não há complemento de cobrança na tarifa.

É o segundo anúncio de bandeira verde realizado pela Agência desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, instituída pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), vigente de 1º de setembro de 2021 a 15 de abril passado.

Durante esse período, a ANEEL continuou responsável por estabelecer a bandeira tarifária para os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica, não incluídos entre os consumidores que pagavam a Bandeira Escassez Hídrica. Para os consumidores beneficiários da tarifa social, a bandeira tarifária está verde desde dezembro de 2021.

REDUÇÃO NAS FATURAS DOS CONSUMIDORES DA CERMISSÕES CHEGOU A 20%

Conforme levantamento realizado pelo setor comercial da Cermissões, as faturas dos associados e clientes tiveram uma redução média de 20% neste mês de maio, em razão de estar em vigor a bandeira verde para fins de cálculo do custo da energia.

Anderson Sá, responsável pelo setor comercial, afirma que a manutenção da bandeira verde pela ANEEL no mês de junho, é uma boa notícia para todos os consumidores, pois será aplicada a mesma tarifa do mês de maio, não devendo sofrer grandes alterações nos valores das faturas.

Este é um período que pelas razões climáticas, naturalmente diminuiu o consumo de energia de todas as classes consumidoras, e com a manutenção da bandeira tarifária verde, gera uma considerável redução nas contas de energia dos nossos associados, relatou o presidente da Cermissões Sr. Diamantino Marques dos Santos.

Sobre as bandeiras tarifárias

Criado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica.

Além disso, esse custo é pago de imediato nas faturas de energia, o que desonera o consumidor do pagamento de juros da taxa Selic sobre o custo da energia nos processos tarifários de reajuste e revisão tarifária. A ANEEL estima que, desde que as bandeiras foram criadas, elas geraram uma economia de R$ 4 bilhões aos consumidores de todo o país, porque evitam a incidência de juros sobre os custos de geração nos momentos menos favoráveis. As bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente. Antes, ele não sabia que a energia estava mais cara. Agora ele sabe e pode se programar.

Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 18/04/2024  
PRESIDENTE DIAMANTINO RECEBEU CONVITE OFICIAL PARA V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TURISMO
Saiba mais

Data: 18/04/2024  
NA ASSEMBLEIA DA FECOERGS FOI REELEITO ERINEO E APRESENTADO O DESEMPENHO DO SISTEMA/2023
Saiba mais

Data: 17/04/2024  
CERMISSÕES REFORÇA REDES PRÓXIMAS ÀS RUÍNAS DE SÃO MIGUEL
Saiba mais