CERMISSÕES
Carregando ...

CERMISSÕES RECEBEU 128 CHAMADOS NAS ÚLTIMAS HORAS EM RAZÃO DA CHUVA

Data: 17/06/2022

A chuva retornou com intensidade na região as últimas horas. Em Caibaté já foram registrados mais de 70mm de precipitações pluviométricas.

O COD – Centro de Operações e Distribuição da Cermissões, recebeu somente nesta sexta-feira (17/06), 128 ligações comunicando falta de energia e problemas nas redes de distribuição.

Nos municípios de Pirapó e Dezesseis de Novembro, 1.028 associados ficaram sem energia elétrica na manhã de hoje, em razão de um problema de fornecimento pela RGE, no religador da Cermissões instalado na Cabeceira da Palmeira, que alimenta aquela região.

Os comunicados de falta de energia, podem ser feitos gratuitamente através do 0800.541.1122 ou pelo WhatsApp 55.3355.3000. Para agilizar o atendimento e consequentemente o retorno da energia, é importante informar o código do consumidor, que está disponível nas faturas de energia.

A Cermissões mantém equipes de plantão 24h por dia, para atender o mais rápido possível as interrupções no fornecimento de energia, indiferente da causa.

PRINCIPAIS FATORES DAS QUEDAS DE ENERGIA

Existem fatores principais quando o assunto são as quedas de energia durante as chuvas: raios e vendavais. Justamente por isso, é muito difícil ocorrer queda de energia durante chuvas leves.

Os raios são responsáveis por 40% dos desligamentos nas redes de energia brasileiras. Isso pode ocorrer, por exemplo, se um transformador for atingido por um raio, o que causa sobrecarga na rede de energia. É muito comum que isso aconteça, pois os transformadores são objetos metálicos em altitudes elevadas, o que atrai os raios. Em casos extremos, dependendo do transformador atingido, uma grande região pode ficar sem energia.

Outra maneira pela qual os raios afetam a distribuição de energia é que pode ocorrer um desligamento de proteção. Quando há um surto elétrico provocado pelas descargas, a rede conta com um dispositivo de proteção, que faz o desligamento para evitar prejuízos às instalações.

Os ventos são responsáveis por todos os outros casos de desligamento de energia durante uma tempestade. Os fortes deslocamentos de ar fazem com que os fios se encostem, causando curtos-circuitos que têm como consequência o desligamento da rede elétrica. O mesmo ocorre quando galhos entram em contato com os fios elétricos, podendo rompê-los ou ocasionar curtos-circuitos.

Portanto, a chuva em si não causa o desligamento da rede elétrica. O problema está nas descargas elétricas e nos vendavais que acompanham as tempestades.

Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 18/04/2024  
PRESIDENTE DIAMANTINO RECEBEU CONVITE OFICIAL PARA V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TURISMO
Saiba mais

Data: 18/04/2024  
NA ASSEMBLEIA DA FECOERGS FOI REELEITO ERINEO E APRESENTADO O DESEMPENHO DO SISTEMA/2023
Saiba mais

Data: 17/04/2024  
CERMISSÕES REFORÇA REDES PRÓXIMAS ÀS RUÍNAS DE SÃO MIGUEL
Saiba mais