A Cermissões encaminhou notificação a todas as empresas de Internet e Telefonia com atuação nos municípios de Caibaté, Capão do Cipó, Catuípe, Cerro Largo, Coronel Barros, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos, Giruá, Guarani das Missões, Jóia, Mato Queimado, Pirapó, Porto Lucena, Porto Xavier, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Rolador, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá e Vitória das Missões, que utilizam de forma compartilhada a infraestrutura (postes) da Cermissões, para que as mesmas atualizem e regularizem a sua utilização.
As equipes técnicas da Cermissões constataram diversas irregularidades no uso compartilhado dos postes, dentre elas, cabos de fibra ótica instalados junto aos postes sem identificação, sem respeitar o espaçamento mínimo, e ainda em algumas situações sem projeto aprovado junto a Cooperativa, não sendo possível a inclusão via sistema georreferenciado das empresas ocupantes.
Também foram constatadas situações no momento em que as equipes da Cermissões estavam realizando obras nas redes, onde não foi possível identificar quais empresas efetivamente são proprietárias dos cabos de fibra ótica, e se possuem autorização para utilizar a estrutura, o que acabou atrapalhando o serviço das equipes.
Ao todo, 17 empresas cadastradas junto a Cermissões, terão o prazo de 30 dias após o recebimento da notificação, para que possuindo ativos instalados junto as redes, apresentem:
1. Requerimento solicitando a análise do projeto;
2. ART de projeto e execução;
3. Procuração;
4. Requerimento solicitando a locação de postes;
5. Análise de segurança (Por profissional habilitado);
6. Memorial técnico descritivo;
7. Planta construtiva (Projeto);
8. Cópia do CPF/CNPJ dos interessados da obra.
Decorrido o prazo estabelecido para o fornecimento da documentação solicitada, futuras modificações nas redes ou havendo irregularidades dos padrões estabelecidos, os cabos de fibra ótica e de telefonia não identificados serão retirados pela Cermissões. As empresas poderão enviar as informações para o funcionário responsável Rômulo Hartmann, pelo e-mail romulo.hartmann@cermissoes.com.br, podendo ainda contatá-lo através do telefone 55.3355.3000.
O emaranhado de fios nos postes, tem contribuído para a poluição visual principalmente das áreas urbanas. Uma das principais preocupações da Cermissões, é para que a fiação das empresas de internet e telefonia colocada sem autorização e em desacordo com as normas vigentes, ocasionem algum acidente que danifique a estrutura dos postes e interrompa o fornecimento de energia aos associados.
Dos 67.853 postes da malha elétrica da Cermissões, mais de 10.000 postes são compartilhados com empresas de Internet e Telefonia.
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO APROVA PERCENTUAL DE AUMENTO DA PARCELA “B” QUE COMPÕE A TARIFA DE ENERGIA
Saiba maisCERMISSÕES HOMENAGEOU FUNCIONÁRIOS APOSENTADOS COM MAIS DE 30 ANOS DE TRABALHO NA COOPERATIVA
Saiba maisPRESIDENTE DIAMANTINO RECEBEU CONVITE OFICIAL PARA IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TURISMO
Saiba mais