CERMISSÕES
Carregando ...

TÉCNICOS DA CERMISSÕES FLAGRAM CABOS DE FIBRA ÓTICA À 15cm DA REDE DE ALTA TENSÃO

Data: 14/07/2022

Instaladores poderiam ter morrido durante a instalação.

Durante fiscalização à campo realizada nesta semana, uma equipe técnica da Cermissões integrada pelo Engenheiro Eletricista Nerisom Rohleder, pelo Coordenador das Turmas de Construção Rudinei Santos, e pelo Projetista Dalvan Bourscheidt Muchiutti, deparou-se com uma situação irregular e preocupante, próximo da cidade de Santo Antônio das Missões. Funcionários de uma empresa de fornecimento de internet, fixou um cabo de fibra ótica à 15 cm de um cabo de alta tensão, que conduz 13.1 KV de energia elétrica, não respeitando o espaçamento mínimo exigido.

Os técnicos da Cermissões realizaram um levantamento fotográfico, e imediatamente o responsável Rômulo Hartmann notificou a empresa para que suspendesse a passagem dos cabos, pois não possuía sequer autorização para utilização dos postes da Cermissões, e para evitar algum acidente será necessário programar um desligamento da rede, com o acompanhamento dos técnicos da Cooperativa. Caso a empresa não cumpra a regularização solicitada no prazo estipulado, terá seus cabos removidos dos postes da Cooperativa.

Conforme Nerisom, os funcionários da empresa tiveram muita sorte de não terem sofrido um acidente fatal, pois a alta carga de energia nos cabos da rede elétrica gera indução, e se houvesse contato com o cabo energizado, certamente estaríamos lamentando a morte destas pessoas, pois o trabalho foi executado sem nenhum equipamento de proteção. Para melhor exemplificar, somente a equipe linha viva da Cermissões, com todos os treinamentos, equipamentos e aterramentos necessários, poderia trabalhar com a rede energizada, ou tão próximos do local onde foram instalados os cabos de fibra ótica. Essa situação é ainda mais alarmante, uma vez que se houver a necessidade de manutenção deste cabo, novamente os funcionários estarão colocando suas vidas em risco.

Recentemente a Cermissões noticiou o trabalho de notificação das empresas de internet que utilizam de forma compartilhada os postes da Cooperativa, orientado as mesmas para que regularizem sua situação junto a Cooperativa: https://www.cermissoes.com.br/ver?id=500 .

O trabalho de fiscalização por parte da Cermissões foi intensificado, e outra situação constatada é que algumas empresas estão adentrando em lavouras, danificando plantações, sem autorização dos proprietários, para acessar os postes de energia elétrica.

A Cermissões reforça o comunicado as empresas de internet e telefonia, que as mesmas devem cumprir todas as normas vigentes para usar de forma compartilhada os postes da Cooperativa, e que não é responsável por algum acidente que venha ocorrer durante a instalação ou manutenção dos mesmos, pois esse serviço deve ser realizado por empresas especializadas e seguindo todas as normas de segurança.

Para informações ou orientações, contate a Cermissões pelo 0800.541.1122, ou diretamente com a equipe técnica pelo telefone/WhatsApp 55.3355.3000.



Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 15/04/2024  
CRONOGRAMA DE TRABALHO DAS EQUIPES DA CERMISSÕES NA SEMANA DE 15 a 19/04/2024
Saiba mais

Data: 12/04/2024  
INFORMATIVO CERMISSÕES NO RÁDIO – 13/4/2024.
Saiba mais

Data: 12/04/2024  
JOÃO DE BARRO CAUSOU QUEDA DE ENERGIA NA CIDADE DE CAIBATÉ
Saiba mais