CERMISSÕES
Carregando ...

HÁ 4 ANOS (15/08/2018) A CERMISSÕES TROCAVA O ÚLTIMO POSTE DE MADEIRA

Data: 16/08/2022

O dia 15/08/2018, entrou para a história da Cermissões. Passados 30 anos da fabricação do primeiro poste de concreto pela Fábrica Própria da Cooperativa, o presidente Diamantino Marques dos Santos, juntamente com o vice-presidente Diomedes Rech, acompanhava o trabalho da equipe técnica que realizou a troca do último poste de madeira das redes de distribuição da Cermissões. Ontem 15/08/2022, a direção da Cooperativa lembrou deste fato histórico, que completou 4 anos.

O último poste de madeira estava instalado na localidade da Colônia Laranjeira, as margens do Rio Ijuí, na divisa dos municípios de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro.

O presidente Diamantino e o vice Diomedes, lembram que na ocasião, em razão do difícil acesso ao local, foi necessário utilizar o caminhão com o guindaste mais longo, e a retroescavadeira para abertura do acesso ao local onde estava o poste com 17 metros de comprimento.

O último poste de madeira da Cermissões, estava instalado na propriedade do associado Olmiro Machado, que juntamente com seu neto Marcel Machado Rauber, acompanhou o trabalho da equipe da Cermissões. Olmiro Machado, relatou que em 1976, quando foi construída aquela rede, ele trabalhava nas turmas da Cermissões, e salientou que naquela época o serviço era braçal, sendo necessário abrir picadas com foices e machados, e os postes eram arrastados por cordas. As turmas da época, eram formadas por 10 a 12 homens, e os postes eram erguidos com forquilhas reforçadas, e mais tarde com forquilhas de ferro com cabos feitos de varas de eucaliptos, onde era necessário empregar muita força humana.

O Presidente Diamantino afirmou que: “quando juntamente com o Conselho de Administração em seu primeiro mandato de Presidente da Cermissões (1987), sentiram a necessidade de eliminar os graves problemas dos postes de madeira existentes nas redes de energia que por falta de qualidade apodreciam muito rápido, enfrentavam o problema do fogo durante a época das queimadas, ação dos pica-paus, muitos quebravam com facilidade com a ação dos temporais, etc... Foi então que decidiram construir e colocar em operação a Fábrica de Postes, com a fabricação do primeiro poste em 15 de agosto de 1988, e depois de muito planejamento, trabalho e investimentos, 30 anos após a fabricação do primeiro poste, em 15 de agosto de 2018, foi realizada a troca do último poste de madeira por concreto.

A renovações das redes da Cermissões com postes de concreto, cruzetas de fibra, isoladores, e cabos reforçados, tem aumentado a longevidade das redes, a segurança e a estabilidade da energia fornecida aos associados e clientes.

Um pedaço de aproximadamente dois metros do último poste de madeira da Cermissões, está exposto no museu da Cooperativa, e chama a atenção de todos que visitam o local.

Na última semana, a Fábrica de Postes da Cermissões produziu o poste de número 1000, desde a sua reativação em 2021. 


Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 22/04/2024  
CERMISSÕES PARTICIPOU ATIVAMENTE DO 3º RODEIO CRIOULO DE MATO QUEIMADO
Saiba mais

Data: 22/04/2024  
INFORMATIVO CERMISSÕES FOI APRESENTADO DIRETO DO RODEIO DE MATO QUEIMADO
Saiba mais

Data: 22/04/2024  
CRONOGRAMA DE TRABALHO DAS EQUIPES DA CERMISSÕES NA SEMANA DE 22 a 26/04/2024
Saiba mais