CERMISSÕES
Carregando ...

CERMISSÕES PARTICIPOU DE CURSO SOBRE SEGURANÇA

Data: 06/10/2022

Evento tratou da segurança e da operação dos sistemas elétricos 

Ontem e hoje (06/10), na Sede da Certaja, Taquari/RS, foi realizado encontro com os técnicos das Cooperativas e a Fecoergs, para tratarem de vários temas e principalmente, participarem do Curso Sobre Segurança – ministrado pelo professor Aguinaldo Bizzo, que é e foi um dos mentores da norma reguladora (NR10), que trata da segurança, na operação de serviços com eletricidade. Da Cermissões, participaram o Engenheiro Eletricista Nerisom Rohleder, e o Conservador de Redes Maigo Leal da Rocha.

O presidente da Certaja e Vice-presidente da Fecoergs, Renato Pereira Martins, acompanhado do engenheiro Luis Osorio da federação, fez a abertura do evento, falando da importância da normatização dos procedimentos operacionais e bem como do processo de intercooperação praticado no sistema Fecoergs.

Participaram do evento 11 cooperativas, representados por 39 técnicos das Comissões de Padronização da Área Técnica, dos setores de operação e manutenção dos sistemas elétricos e dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT).

A norma NR10 estabelece as condições mínimas para prevenção e controle dos riscos no ambiente de trabalho, dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, têm contato com eletricidade.

No curso o professor Bizzo tratou sobre: - responsabilidade e cálculo da energia incidente - avaliação dos agentes de riscos do setor elétrico (GRO/PGR); prontuário elétrico e análise de riscos nas atividades no setor elétrico.  

Demais temas tratados, no evento, foram: 

Setor de engenharia: - atualização da documentação técnica - ajustes das proteções dos inversores de microgeração e minigeração distribuída – revisão dos regulamentos de instalações consumidoras (RIC-MT).

Setor de segurança (SESMT): - priorização dos procedimentos de trabalho e orientações técnicas para revisão -  revisão dos procedimentos de trabalho e orientações técnicas. 

No encerramento do evento o engenheiro Osorio, em nome da Fecoergs e das cooperativas, agradeceu a Certaja pela acolhida e pelo empenho para viabilizar a vinda do professor Aguinaldo Bizzo e lembrou que as cooperativas têm sob a sua responsabilidade 65 mil quilômetros de redes e outros tantos equipamentos elétricos, dentre eles transformadores e subestações.

Fonte: (Fecoergs – 06.10.2022)

Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 24/04/2024  
GOVERNADOR EDUARDO LEITE CONFIRMA PRESENÇA NO FESTIVAL INTERNACIONAL DO BALONISMO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
Saiba mais

Data: 24/04/2024  
SANTIAGO PARABENIZOU A CERMISSÕES POR ESTAR ENTRE AS MELHORES DO BRASIL
Saiba mais

Data: 22/04/2024  
CERMISSÕES PARTICIPOU ATIVAMENTE DO 3º RODEIO CRIOULO DE MATO QUEIMADO
Saiba mais