CERMISSÕES
Carregando ...

COOPERATIVAS DEMONSTRAM PREOCUPAÇÃO QUANTO À PROBLEMAS CAUSADOS PELA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

Data: 26/10/2022

O superintendente da FECOERGS – Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande de Sul, José Zordan, coordenou a reunião da entidade na última sexta-feira 21/10 na cidade de Ibirubá, que contou com a presença de 11 Cooperativas do setor.

O Presidente em Exercício Diomedes Rech e o assessor de comunicação Vanes Della Flora, participaram da reunião representado a Cermissões.

Dentre os principais assuntos debatidos referentes aos problemas do setor elétrico nacional, tratou-se sobre os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional e a Geração Distribuída.

Quanto a GD (Geração Distribuída), importante ressaltar que não há contrariedade por parte das Cooperativas, porém existe uma preocupação perante algumas constatações:

- Falta de orientações técnicas para instalação das placas solares, exaltando-se somente o benefício financeiro.

- Muitas situações de queima de equipamentos e até de moradias por instalações em desacordo com as normas técnicas, havendo solicitações de ressarcimento às Cooperativas, por falhas que não são de sua responsabilidade.

- Problemas nos níveis de tensão dos sistemas de distribuição de energia elétrica.  

- Quem irá arcar com os custos para adequar os sistemas de distribuição, e receber a energia produzida pela GD.

- Instalação de placas solares sobre o aluzinco, fora dos padrões técnicos, que podem ocasionar incêndios em virtude do calor excessivo.

- Venda na região sul de placas solares projetadas para serem utilizadas no norte do país.

- Compra das placas solares diretamente no CNPJ/CPF do consumidor, o que poderá eximir a empresa instaladora de problemas futuros nos painéis.

- Falta de documentação que garanta ao consumidor a durabilidade de até 25 anos dos equipamentos, conforme algumas ofertas/anúncios, considerando que 99% das placas solares são importadas da China.

Conforme os dirigentes Cooperativistas presentes da reunião, é fundamental que sejam obedecidas as normas de instalação dos equipamentos, para evitar problemas tanto para os associados, quanto para as distribuidoras de energia.

A instalação dos sistemas de GD, no entanto, não gera independência dos consumidores em relação às distribuidoras. Isso porque, por mais que ele esteja gerando sua própria energia, são as distribuidoras que, durante o dia, quando os sistemas de geração solar estão gerando mais do que a propriedade está consumindo, recebe essa energia, devolvendo-a no período de maior consumo na propriedade, geralmente à noite.  

Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 18/04/2024  
PRESIDENTE DIAMANTINO RECEBEU CONVITE OFICIAL PARA V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TURISMO
Saiba mais

Data: 18/04/2024  
NA ASSEMBLEIA DA FECOERGS FOI REELEITO ERINEO E APRESENTADO O DESEMPENHO DO SISTEMA/2023
Saiba mais

Data: 17/04/2024  
CERMISSÕES REFORÇA REDES PRÓXIMAS ÀS RUÍNAS DE SÃO MIGUEL
Saiba mais