CERMISSÕES
Carregando ...

DICAS DA CERMISSÕES PARA VOCÊ ECONOMIZAR ENERGIA NESTE VERÃO

Data: 21/12/2022

Com a chegada do Verão e maior consumo, evitar as chamadas “fugas” de energia e a adequação do cabeamento elétrico permitem melhor aproveitamento dos equipamentos, refletindo até mesmo na conta de luz no fim do mês. Por isso, a Cermissões preparou algumas dicas em relação aos principais “vilões” do consumo no verão. Ar-condicionado, chuveiro com a potência máxima e outros itens são ligados excessivamente para amenizar as altas temperaturas dentro de casa, mas o conforto em excesso pode elevar os gastos.

De acordo com as equipes técnicas da Cermissões, o valor da conta de energia pode subir de 20% a até 50% no verão, dependendo do tamanho da família e dos hábitos de cada uma. Veja algumas ações que, além de trazerem segurança na utilização dos equipamentos, também podem não trazer um susto na hora de pagar a fatura:

AR-CONDICIONADO

O ar-condicionado, sem dúvida, é o maior vilão do consumo de energia no verão. Se mantido ligado o dia todo, será responsável por 15% a 20% do consumo total de uma residência. Nesta época do ano, abra as janelas o maior tempo possível e deixe o ar natural ventilar o espaço. Em outras situações, utilize um ventilador, que é mais econômico.

Sobre o ar-condicionado, é importante evitar que o equipamento fique exposto ao sol e que ele seja instalado em local com boa circulação de ar. Durante seu funcionamento, mantenha as janelas e portas fechadas, evitando a entrada de ar do ambiente externo. Mantenha-o desligado quando estiver fora do ambiente por muito tempo ou em dias de temperatura amena.

Em termos de manutenção, limpe sempre os filtros, pois a poeira impede a livre circulação do ar e faz o aparelho trabalhar mais, consumindo mais energia.

CHUVEIRO ELÉTRICO

Está também entre os principais vilões, sendo um dos responsáveis por um percentual significativo no consumo de energia residencial. Quando o aparelho está com a chave na posição "inverno", o consumo aumenta em média 30%. Dessa forma, claro, a principal mudança de hábito para controlar a conta de luz é tentar posicioná-lo em “verão”, reduzir o tempo de banho e evitar o desperdício de água.

Além disso, é importante evitar o uso do chuveiro no horário de pico (início da manhã e início da noite), para não sobrecarregar o sistema elétrico. No chuveiro, vale também utilizar resistências originais, verificando a potência e a voltagem correta, jamais fazer emendas ou adaptações e, nas substituições, utilizar equipamentos com a potência compatível ao dimensionado para o circuito de alimentação. O chuveiro elétrico também precisa de manutenção, por isso é recomendado limpar periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro.

GELADEIRA

A geladeira é um grande consumidor de energia elétrica, representando, em média, 15% a 20% do consumo. Por isso, deve ser instalada em local ventilado, não encostar em paredes ou móveis e ficar longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas. É importante também sempre regular o termostato.

Além disso, não use as serpentinas de trás do aparelho para secar panos de prato e roupas, verifique se a borracha de vedação está em bom estado, evitando que o ar frio escape de dentro da geladeira. Não abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado e não guarde alimentos quentes no refrigerador, nem no freezer.

Então para acabar com esse vilão da economia, é bem fácil: basta deixar um litro com água com gelo fora da geladeira. Assim, você evita abrir o eletrodoméstico toda hora para pegar água, economiza energia e ainda conserva a borracha de vedação da sua geladeira por mais tempo.

ILUMINAÇÃO

A iluminação representa de 5% a 10% do consumo. Então, assim como no uso do ventilador, mantenha as janelas abertas, aproveite a luz natural e evite acender lâmpadas durante o dia. Ao sair de um ambiente, apague a luz. Limpe sempre as lâmpadas e luminárias para aproveitar a maior iluminação das mesmas.

Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas ou LED. Além de consumir 75% (fluorescente) e 85% (LED) menos que as incandescentes, elas iluminam melhor e duram 6 ou 25 vezes mais, respectivamente.

Se possível, na sua residência, utilize as cores claras na decoração, para facilitar a iluminação.

Por fim, e não menos importante, revise as instalações internas, de modo a evitar fuga de corrente e mitigar riscos de acidentes.

FERRO DE PASSAR ROUPA E MÁQUINA DE LAVAR

Outro grande vilão no consumo de energia elétrica é o ferro, que funciona por meio do aquecimento de uma resistência, cuja potência varia conforme o modelo do aparelho. Para usá-lo com economia, habitue-se a acumular a maior quantidade possível de roupas, para passar tudo de uma vez só. Ligá-lo várias vezes ao dia desperdiça muita energia. Também regule a temperatura seguindo as orientações do fabricante ou, no caso do ferro elétrico automático, a indicada para cada tipo de tecido.

Outra dica é iniciar sempre pelas roupas que requerem temperaturas mais baixas. Assim, reserve algumas roupas leves, como as feitas de nylon e lingeries, para serem passadas nos últimos dez minutos, com o ferro desligado. Isso ajuda a economizar, já que o aparelho ainda estará quente.

Da mesma forma, acumule roupas também com a máquina de lavar e a utilize menos vezes, economizando energia. 

Por fim, se for comprar um aparelho novo, a Cermissões orienta sempre a escolha de aparelhos que possuem o Selo Procel e que são classificados na categoria “A” do Inmetro, pois são os mais eficientes e consomem menos energia.

Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 22/04/2024  
CERMISSÕES PARTICIPOU ATIVAMENTE DO 3º RODEIO CRIOULO DE MATO QUEIMADO
Saiba mais

Data: 22/04/2024  
INFORMATIVO CERMISSÕES FOI APRESENTADO DIRETO DO RODEIO DE MATO QUEIMADO
Saiba mais

Data: 22/04/2024  
CRONOGRAMA DE TRABALHO DAS EQUIPES DA CERMISSÕES NA SEMANA DE 22 a 26/04/2024
Saiba mais