CERMISSÕES
Carregando ...

SUBESTAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO OPERA PRÓXIMO DE SUA CAPACIDADE MÁXIMA

Data: 23/12/2022

Com o aumento das temperaturas, cresce também o consumo de energia elétrica. O presidente da Cermissões Sr. Diamantino Marques dos Santos reuniu-se com os Engenheiros Eletricistas Nerisom Rohleder e Eluir Hoffmann, solicitando permanente acompanhamento do consumo de energia dos associados, principalmente neste período de pouca chuva, e de maior uso dos sistemas de irrigação, para evitar desabastecimentos.

A subestação São Miguel Arcanjo da Cermissões, instalada as margens da RS 536 em São Miguel das Missões, distribui energia para São Miguel das Missões e parte do interior dos municípios circunvizinhos, através de dois transformadores de potência com capacidade para 13,5 megavolt-ampere (MVA), mas a demanda tem sido tamanha, que a Subestação chegou a operar com 12.281,62 MVA (91%), muito próximo de sua capacidade máxima.

Além do consumo elevado em razão do calor nesta esta época no ano, a estiagem 2021/2022, ocasionou uma corrida para instalação de sistemas de irrigação nas lavouras daquela região, o que automaticamente elevou o consumo de energia, uma vez que a viabilidade financeira da irrigação, se dá através de motores elétricos.

Conforme Nerisom, ainda existem vários projetos à serem executados para atender irrigantes através da Subestação São Miguel Arcanjo. Estamos trabalhando para atender todas as demandas, e uma das ações é a interligação dos municípios de Bossoroca e São Miguel das Missões, com redes reforçadas, o que possibilitará a conexão de parte destas demandas na Subestação Santo Antônio de São Luiz Gonzaga. “Não corremos o risco de desabastecimento, graças aos investimentos em reforços e manutenção das redes, e o aumento da potência instalada na Subestação de São Luiz, porém futuramente será necessário ampliar a capacidade da Subestação de São Miguel das Missões, ou até mesmo construir uma nova Subestação em um maior centro de carga”, relatou Nerisom.

O Engenheiro Eluir, destaca ainda que o sistema de controle de consumo é acessado através de um aplicativo disponível em seu celular, o que possibilita avaliar a necessidade de transferências de carga, de uma subestação para outra, evitando assim interrupções no fornecimento de energia aos associados, mesmo nos períodos de altos picos de consumo. 

Cermissões, a Luz das Missões! 

Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 18/04/2024  
PRESIDENTE DIAMANTINO RECEBEU CONVITE OFICIAL PARA V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TURISMO
Saiba mais

Data: 18/04/2024  
NA ASSEMBLEIA DA FECOERGS FOI REELEITO ERINEO E APRESENTADO O DESEMPENHO DO SISTEMA/2023
Saiba mais

Data: 17/04/2024  
CERMISSÕES REFORÇA REDES PRÓXIMAS ÀS RUÍNAS DE SÃO MIGUEL
Saiba mais