CERMISSÕES
Carregando ...

CERMISSÕES REGISTRA NOVA INSTALAÇÃO IRREGULAR DE CABOS DE FIBRA ÓTICA

Data: 11/01/2023

Instaladores colocaram suas vidas em risco

As equipes técnicas da Cermissões que realizam diariamente a manutenção das redes de distribuição de energia, tem se deparado com algumas situações preocupantes, e que tem colocado em risco a vida de pessoas que estão trabalhando na colocação de cabos de fibra ótica, e afetado o fornecimento de energia aos associados.

Os plantonistas de São Luiz Gonzaga José Ortiz e Lucas Santos, durante vistoria na localidade do Rincão São Pedro, interior de São Luiz Gonzaga, constataram uma situação irregular, onde funcionários de uma empresa de fornecimento de internet, fixou um cabo de fibra ótica, a cerca de 15 centímetros de distância de um cabo condutor de energia de alta tensão (13.8 KV), desrespeitando o espaçamento mínimo exigido entre os cabos.

Além do risco de vida que esses funcionários correram ao instalar o cabo de fibra ótica, pois qualquer descuido e um contato com o cabo energizado seria fatal, a alça utilizada para prender o cabo servia de suporte para o pouso de passarinhos, causando um curto-circuito e o desarme da chave, deixando associados da Cermissões sem luz.

Os técnicos da Cermissões realizaram um levantamento fotográfico, e baixaram a alça na qual o cabo de fibra ótica está fixado, para evitar novas interrupções no fornecimento de energia.

A empresa será notificada pela Cermissões, para que não volte a realizar esse tipo de instalação, pois está colocando em risco a vida de seus funcionários, e causando problemas no fornecimento de energia.

A Cermissões já vem trabalhando nos últimos meses, inclusive notificando as empresas que utilizam os postes da Cooperativa para passagem de cabos de fibra ótica, para que regularizem os projetos de acordo com a aprovação, pois não havendo as correções nos prazos estabelecidos, os cabos serão removidos dos postes.

Conforme os engenheiros eletricistas Nerisom Rohleder e Eluir Hoffmann, os funcionários desta empresa tiveram muita sorte de não terem sofrido um acidente fatal, pois a alta carga de energia nos cabos da rede elétrica gera indução, e se houvesse contato com o cabo energizado, certamente estaríamos lamentando a morte destas pessoas. Para melhor exemplificar, somente a equipe linha viva da Cermissões, com todos os treinamentos, equipamentos e aterramentos necessários, poderia trabalhar com a rede energizada, ou tão próximos do local onde foram instalados os cabos de fibra ótica. Essa situação é ainda mais alarmante, uma vez que se houver a necessidade de manutenção deste cabo, novamente os funcionários estarão colocando suas vidas em risco.

A Cermissões volta a reforçar o comunicado as empresas de internet e telefonia, que as mesmas devem cumprir todas as normas vigentes para usar de forma compartilhada os postes da Cooperativa, e que não é responsável por algum acidente que venha ocorrer durante a instalação ou manutenção dos mesmos, pois esse serviço deve ser realizado por empresas especializadas e seguindo todas as normas de segurança.

Para informações ou orientações, contate a Cermissões pelo 0800.541.1122, ou diretamente com a equipe técnica pelo telefone/WhatsApp 55.3355.3000



Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 18/04/2024  
NA ASSEMBLEIA DA FECOERGS FOI REELEITO ERINEO E APRESENTADO O DESEMPENHO DO SISTEMA/2023
Saiba mais

Data: 17/04/2024  
CERMISSÕES REFORÇA REDES PRÓXIMAS ÀS RUÍNAS DE SÃO MIGUEL
Saiba mais

Data: 17/04/2024  
PALAVRA DO ENGENHEIRO ELETRICISTA MIGUEL LIBARDI
Saiba mais