CERMISSÕES
Carregando ...

CERMISSÕES REGISTROU RECORDE NO PICO DE CONSUMO DE ENERGIA EM DEZEMBRO DE 2022

Data: 26/01/2023

A demanda instantânea é a exigência de carga no sistema e está relacionada à grande quantidade de pessoas consumindo energia elétrica ao mesmo tempo. É diferente do consumo, que é medido em megawatt-hora e só será conhecido no fim do mês, quando as contas de luz serão entregues aos associados e consumidores.

Os sistemas elétricos da Cermissões, estão sendo altamente exigidos por conta das temperaturas extremas, já que muitas pessoas utilizam energia elétrica ao mesmo tempo, e pelo aumento do consumo dos irrigantes em razão da estiagem.   

A temperatura externa é o que mais influência para o alto consumo: os dias muito quentes exigem equipamentos ligados, por exemplo, à noite. O ar condicionado, até pelo tempo que fica ligado, é o que mais causa impacto, e os sistemas de irrigação também são mais acionados nos horários em que os agricultores são beneficiados pelo desconto da classe, das 21h de um dia, até as 6h do dia seguinte, detalha o engenheiro eletricista da Cermissões Eluir Hoffmann.

Nas últimas semanas os medidores de consumo de energia da Cermissões registram elevados picos de consumo.

Na subestação Santo Antônio, que abastece os municípios de São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões, Bossoroca, dentre outras regiões interioranas de municípios circunvizinhos, em dezembro de 2021, a subestação que tinha capacidade de 25 MVA (Megavoltampére), teve um pico de consumo de 20.135 MVA, 80% de sua capacidade máxima. Prevendo um aumento do consumo nesta região, a Cermissões dobrou a capacidade desta subestação em setembro de 2022, a qual passou para 50 MVA. No dia 09 de dezembro de 2022, foi registrado o pico de consumo, o qual chegou a 29,4 MVA, 58,8% de sua capacidade. Não fosse o alto investimento da Cooperativa na troca dos transformadores, já nesta safra de verão, não haveria disponibilidade de energia para atender à crescente demanda de irrigantes, armazéns, áreas industriais, dentre outros, relatou o presidente Diamantino Marques dos Santos.

Se o crescimento do consumo continuar em proporção semelhante à dos últimos dois anos, possivelmente na próxima safra de verão, o consumo na Subestação Santo Antônio deve chegar aos 40 MVA, salientou o engenheiro eletricista Nerisom Rohlder.

Na Subestação São Miguel Arcanjo de São Miguel das Missões a capacidade máxima de carregamento é de 14 MVA. Em dezembro de 2021, foi registrado um pico de consumo de 13.2 MVA, ou seja, quase 93% de sua capacidade de carregamento. No dia 22/12/2022, o pico de consumo foi de 12,3 MVA, 88% de sua capacidade.  

Na medição da Cermissões na subestação da RGE de Santo Ângelo, o pico de maior consumo registrado em dezembro de 2021, foi de 6.9 MVA. Em 19 de novembro de 2022, o pico de consumo foi de 10,8 MVA, alcançando 54% de sua capacidade máxima de carregamento. Crescimento superior a 54%, na comparação 2021 para 2022. Nesta subestação a situação é mais tranquila, pois sua capacidade de carregamento é de 20 MVA, e abastece a região de Vitória das Missões, São Miguel das Missões e Entre-Ijuís.

No ponto de suprimento (medição) no município de Cerro Largo, o maior pico de consumo registrado em dezembro de 2021, foi de 6.6 MVA. Neste ponto de medição, também houve um aumento de consumo, sendo registrado um pico de 8,3 MVA no dia 06/12/22. Crescimento de 25%, no comparativo dezembro de 2021 para dezembro de 2022.

A meia noite do dia 10 de dezembro de 2022, houve o maior pico de consumo da história da Cermissões, quando as somas de todos os alimentadores da Cooperativa atingiram a incrível marca de 64 MVA.

Mesmo com o alto consumo de energia ao mesmo tempo, não houve falta de energia aos associados e clientes, pois os alimentadores da Cermissões já são preparados para atender as altas demandas e também são realizadas transferência de carga de um alimentador para outro evitando sobrecarga em um determinado alimentador.

Em levantamento realizado Anderson Sá, responsável pelo setor comercial, a distribuição de energia aos associados da Cermissões em 2022, foi de 158.681,546 MWh (Megawatt-hora).

Continuamos trabalhado focados em fornecer energia de qualidade aos associados, e mesmo diante das dificuldades causadas pela estiagem que paralisou nossas usinas, não houveram problemas de falta de energia. “Energia gera desenvolvimento, e não podemos travar o crescimento da região”, relatou o presidente Diamantino. 

Cermissões, a Luz das Missões!


Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 22/04/2024  
CERMISSÕES PARTICIPOU ATIVAMENTE DO 3º RODEIO CRIOULO DE MATO QUEIMADO
Saiba mais

Data: 22/04/2024  
INFORMATIVO CERMISSÕES FOI APRESENTADO DIRETO DO RODEIO DE MATO QUEIMADO
Saiba mais

Data: 22/04/2024  
CRONOGRAMA DE TRABALHO DAS EQUIPES DA CERMISSÕES NA SEMANA DE 22 a 26/04/2024
Saiba mais