CERMISSÕES
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CERMISSÕES REDUZ ÍNDICES DE INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA

Data: 21/03/2023

Frequência de interrupções no conjunto 2 teve redução de 53,74%.

Para garantir a máxima qualidade na prestação de serviço por parte das distribuidoras de energia elétrica, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) utiliza alguns indicadores de desempenho em sua rotina de controle. Entre eles, os chamados DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), os quais visam analisar o padrão de continuidade desse serviço.

A redução de DEC e FEC é especialmente importante para a Cermissões, não apenas porque indica a oferta de um serviço de melhor qualidade, mas também porque está diretamente ligada à redução de perdas operacionais.

O sistema elétrico nacional, dividiu a área de permissão da Cermissões em dois conjuntos, para melhor apurar os índices de atendimento comercial e técnico: Conjunto 1 (Fronteira), e Conjunto 2 (Missões).

Nos últimos anos, os investimentos da Cermissões em tecnologia de ponta e treinamentos das equipes técnicas, tem possibilitado a diminuição dos índices do DEC e FEC. 

REDUÇÃO MÉDIA DA CERMISSÕES FOI DE 32,18% NO DEC, E DE 44,58% NO FEC, DE 2021 PARA 2022

Na comparação dos resultados dos índices totais de 2021 para 2022, a Cermissões obteve resultados muito satisfatórios, reduzindo grandemente a interrupção e a frequência de interrupções no fornecimento de energia aos associados.

No conjunto 1, a redução no DEC foi de 30,22%, e no conjunto 2, a redução foi de 34,15%. Na média, a redução equivalente as interrupções de fornecimento de energia por consumidor, foi de 32,18%, no comparativo 2021/2022.

Quanto a frequência de interrupções por consumidor – FEC, a melhora de 2021 para 2022 foi ainda maior. No conjunto 1, a redução foi de 35,42%, e no conjunto 2, de 53,74%. Redução média de 44,58%.

O tempo médio de atendimento – TMAE, também foi reduzido, comparando os dados de 2021 para 2022. No conjunto 1, a redução foi de 1,61%. No conjunto 2, a redução foi de 10,96%.

A maior agilidade e confiabilidade no atendimento aos consumidores, deu-se pelo trabalho de telecomando e automatização das chaves religadoras automáticas, e demais equipamentos especiais como capacitores automáticos e reguladores de tensão.

O telecomando destes equipamentos, possibilita o monitoramento dos níveis de tensão e corrente que circulam nas redes de distribuição, melhorando e garantindo a qualidade da energia distribuída aos Cooperados.

Conforme o Engenheiro Eletricista da Cermissões Nerisom Rohleder, é importante ressaltar que os investimentos e melhorias nas redes de distribuição de energia, com postes de qualidade fabricados pela Cooperativa, cabos reforçados, e os deslocamentos de redes para as margens das estradas facilitando o acesso e as manutenções, também contribuem para e melhora destes índices.

Para o Coordenador da Central de Operações e Distribuição – COD -, Junior de Oliveira Schlotefeldt, as somas de fatores são fundamentais para as reduções destes índices, inclusive devemos considerar que nos últimos anos, a nossa região teve baixa incidência de chuvas e temporais, que aumentam os problemas nos sistemas de distribuição de energia, e dificultam as manutenções.

Esses esforços e investimentos constantes, contribuem diretamente para a efetivação de um sistema de distribuição muito mais eficiente e seguro, o que, por sua vez, impacta diretamente na qualidade do serviço prestado aos associados. Com dispositivos remotos inteligentes conectados às redes de energia elétrica, é possível avaliar em tempo real o desempenho do fornecimento, bem como a saúde dos medidores e outros componentes do sistema. Dessa forma, qualquer interrupção, seja ela ocasionada por acidentes, más condições climáticas, furtos e fraudes, é passível de identificação quase imediata, destaca o Presidente da Cermissões Diamantino Marques dos Santos.

Cermissões, a Luz das Missões!

 

Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

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