CERMISSÕES
Carregando ...

100% DOS RELIGADORES DA CERMISSÕES SÃO TELECOMANDADOS

Data: 22/03/2023

Os religadores de circuito automático são reconhecidos no mundo inteiro como um dispositivo essencial para atingir seu objetivo principal: oferecer o máximo de continuidade dos serviços elétricos a seus clientes com simplicidade e economia.

Os religadores detectam e interrompem as correntes de fuga e restauram automaticamente o serviço após a interrupção momentânea.

A Cermissões alcançou os 100% de religadores telecomandados, sendo possível liga-los e desliga-los diretamente do COD – Central de Operações e Distribuição, não sendo mais necessário o deslocamento de uma equipe de plantão em defeitos transitórios, ou seja, desligamentos ocasionados por descargas elétricas, pássaros, e outros tipos de problemas que causam o desligamento temporário das redes elétricas, na qual não é necessária a intervenção de equipes para resolver os problemas. Ao todo, a Cooperativa possui 61 religadores telecomandados em toda área de atuação.

Todos os capacitores são telecomandados, dando a mesma condição para o operador do COD, ligar e desligar, melhorando o fator de potência da rede, de acordo com o funcionamento das grandes irrigações, que possuem um comportamento dependente de situações climáticas extremamente variáveis. O melhoramento do fator de potência, reduz o carregamento da rede, dos transformadores das Subestações, e consequentemente melhora o nível de tensão e perdas de energia, em situações de cargas muito elevadas.

Os próximos investimentos da Cermissões, serão na automação dos reguladores de tensão, visando reduzir o tempo que levar para realizar manobras nas redes, onde muitas vezes é necessário ajustar o nível de tensão da rede, para atender a carga transferida.

O monitoramento telecomandado dos níveis de tensão e corrente que estão circulando nos sistemas de distribuição de energia elétrica, auxilia no controle da qualidade da energia distribuída.

Conforme o Engenheiro Eletricista da Cermissões Eluir Hoffmann, a Cooperativa possui 21 reguladores de tensão em sua malha de distribuição de energia. A comunicação entre o COD, com os equipamentos a campo, é feita através de links próprios de dados. “É importante que os associados saibam que a Cermissões tem realizado constantes investimentos para acompanhar o crescimento tecnológico. Cada regulador de tensão tem um custo aproximado de R$ 320.000,00, mas são investimentos que visam melhorar cada vez mais o fornecimento de energia”, destacou Eluir.

Cermissões, a Luz das Missões! 


Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 18/04/2024  
PRESIDENTE DIAMANTINO RECEBEU CONVITE OFICIAL PARA V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TURISMO
Saiba mais

Data: 18/04/2024  
NA ASSEMBLEIA DA FECOERGS FOI REELEITO ERINEO E APRESENTADO O DESEMPENHO DO SISTEMA/2023
Saiba mais

Data: 17/04/2024  
CERMISSÕES REFORÇA REDES PRÓXIMAS ÀS RUÍNAS DE SÃO MIGUEL
Saiba mais