CERMISSÕES
Carregando ...

USINAS DA CERMISSÕES VOLTAM A GERAR ENERGIA

Data: 09/05/2023

Cerca de 5 milhões de reais deixaram de ser arrecadados em razão da estiagem. 

Os altos volumes de chuva nos últimos dias em várias regiões do estado, trouxe novas expectativas também para nossa região, tão castigada pelo segundo ano consecutivo pela estiagem.

O agronegócio foi um dos setores que mais teve prejuízos, porém vários outros segmentos também sofreram enormemente as consequências da falta de chuva.

As duas usinas da Cermissões geradoras de energia, a CGH (Central Geradora Hidroelétrica) no Rio Ijuízinho em Entre-Ijuís, e a MCH (Micro Central Hidrelétrica) no Rio Comandaí em Santo Ângelo, estavam paralisadas desde dezembro de 2022, em razão do baixo nível dos rios, causando uma queda de arrecadação próxima dos 5 milhões de reais.

Nesta semana, as usinas voltaram a gerar energia. A CGH chegou a 45% de sua capacidade nominal, uma vez que somente uma turbina está em operação. Já a MCH, alcançou 93% de sua capacidade produtiva.

Ainda no mês de março, aproveitando a paralisação da usina do Rio Ijuízinho, a Cermissões encaminhou para manutenção na empresa Hacker Industrial de Xanxerê – SC, o distribuidor de uma das turbinas (Distribuidor da turbina é um dispositivo que regula o volume da água na entrada da turbina, e consequentemente determina a potência da máquina). A manutenção deste distribuidor custará em torno de R$ 470.000,00 para a Cermissões.

A previsão é que o Distribuidor esteja recolocado na Usina, ainda neste mês de maio. É um trabalho complexo, e que exige a contratação de uma empresa especializada, pois o distribuidor pesa em torno de 9 toneladas, e fica instalado no subsolo da usina, e a sua movimentação requer cuidados especiais, relatou o Engenheiro Eletricista Eluir Hoffmann.

A expectativa é que as chuvas durante o inverno, normalizem a geração de energia, e assim consigamos recuperar parte dos prejuízos acumulados nos últimos cinco meses, relatou o presidente Diamantino.

Veja as imagens do nível da água dos Rios Ijuí e Comandaí, captadas pelo responsável do setor de manutenção das Usinas da Cooperativa Laerte Gomes de Moura, nesta terça-feira 09/05/2023: 


Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 22/04/2024  
CERMISSÕES PARTICIPOU ATIVAMENTE DO 3º RODEIO CRIOULO DE MATO QUEIMADO
Saiba mais

Data: 22/04/2024  
INFORMATIVO CERMISSÕES FOI APRESENTADO DIRETO DO RODEIO DE MATO QUEIMADO
Saiba mais

Data: 22/04/2024  
CRONOGRAMA DE TRABALHO DAS EQUIPES DA CERMISSÕES NA SEMANA DE 22 a 26/04/2024
Saiba mais