CERMISSÕES
Carregando ...

TÉCNICOS DA CERMISSÕES PARTICIPARAM DE ENCONTRO DE PADRONIZAÇÃO DA FECOERGS

Data: 12/05/2023

Certaja Energia foi a sede do evento, que acontecerá na Cermissões em junho.

Profissionais de 11 cooperativas participaram da programação, realizada entre os dias 10 e 11 de maio. Estiveram representando a Cermissões o Engenheiro Eletricista Nerisom Rohleder, o Projetista Rômulo Hartmann e Maigo Leal da Rocha que atua no setor comercial da Cooperativa. 

A Certaja Energia sediou o Encontro de Padronização da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs).

Marcaram presença no evento 40 técnicos e engenheiros dos setores de Operação, Engenharia e dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

Na abertura, o presidente da Certaja Energia, Renato Pereira Martins, também vice-presidente da Federação, falou sobre a importância da padronização dos procedimentos num contexto de evolução constante.

"É uma alegria receber este encontro na nossa sede. Precisamos estar acompanhando todo esse processo. Graças ao trabalho, à dedicação e ao comprometimento de todos, temos tido uma resposta muito positiva", afirmou.

Vice-presidente da Certaja Energia, Ederson Madruga destacou o avanço conquistado após o início do Programa de Padronização. "Hoje, temos um trabalho em conjunto, estamos sempre trocando ideias. É importante e é o que nos torna mais fortes."

Saiba mais sobre o programa:

O Programa de Padronização completa 20 anos em 2023. Segundo o engenheiro eletricista da Fecoergs e responsável pelo programa, Luis Osório Martins Dornelles, tudo começou como um projeto, em 2003, fruto do planejamento estratégico da Federação. O objetivo era unificar os padrões e as normas técnicas das cooperativas.

Posteriormente, tornou-se um programa que, atualmente, é focado basicamente na distribuição. “Ele abrange a parte de projetos, construção e operação das redes aéreas de distribuição, e procura trazer procedimentos com o viés da segurança e metodologias para que o trabalho seja executado de forma ágil e, principalmente, segura”, explica.

Pauta do encontro:

Engenharia e SESMT

- Revisão dos procedimentos de linha viva (atualização do processo de revisão)

- Apresentação da digitalização de processos e documentos relacionados às atividades dos eletricistas (Cerfox)

- Consultoria do engenheiro Aguinaldo Bizzo de Almeida (PGR)

Engenharia

- Atualização da documentação técnica OTD 035.01.08 - Requisitos técnicos para conexão de micro e minigeração:

Adequação do anexo de proteções

Inclusão de anexo com formulário para solicitação de orçamento de conexão de micro e minigeração.

- Procedimentos para migração de padrão de entrada de energia para consumidores do Grupo A que migrarão para o mercado livre.

- Compartilhamento de infraestrutura (após avaliação de nota técnica).

SESMT

- Estabelecer cronograma de revisão dos procedimentos de trabalho.

- Revisão dos procedimentos de trabalho e orientações técnicas- Digitalização de documentos.

Agenda:

PRÓXIMO - O próximo encontro será realizado na sede da Cermissões, em Caibaté, nos dias 14 e 15/06. (Contribuição - Fonte - Certaja – 11/05/2023).

Cermissões, a Luz das Missões!

Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 25/04/2024  
SÃO NICOLAU REALIZARÁ XIV CAFÉ DE CAMBONA
Saiba mais

Data: 25/04/2024  
SEMINÁRIO ESTÁ OCORRENDO NA AFUCER
Saiba mais

Data: 24/04/2024  
GOVERNADOR EDUARDO LEITE CONFIRMA PRESENÇA NO FESTIVAL INTERNACIONAL DO BALONISMO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
Saiba mais