CERMISSÕES
Carregando ...

FILHO DE SÓCIO FUNDADOR DA CERMISSÕES DARY BACK, RELEMBRA FATOS HISTÓRICOS DA COOPERATIVA - (vídeo).

Data: 16/05/2022

O associado Dary Back, aos 83 anos de idade, filho do sócio fundador da CERMISSÕES Maurício Afonso Back, em recente visita a nova sede da Cooperativa, mantendo o hábito de pagar sua fatura de energia diretamente no caixa, relembrou alguns fatos que fazem parte da história dos 60 anos da CERMISSÕES.

Dary, recorda que o início da CERMISSÕES em 1961 teve como um dos sócios fundadores, seu pai Maurício Afonso Back. A energia chegava até os moradores de Caibaté, através da rede construída com postes de madeira doados por moradores locais, sendo Dona Hermandina Marques da Silva, vó do presidente Diamantio Marques dos Santos, a principal doadora de postes.  Os postes doados eram depositados onde hoje funciona o Banrisul de Caibaté, na esquina da Praça Viru Kliemann, e na propriedade de Valter Stein, o qual juntamente com Aloísio Royer fazia a preparação/ farquejamento dos postes.

A energia era gerada por um gerador, tocado com um motor a diesel.  O motor era ligado das 20h às 22h. Quando havia necessidade de funcionar além deste horário, por ocasião da realização de algum baile, era necessário o pagamento extra pelo responsável pelo evento, para o funcionamento do gerador. Em algumas oportunidades, seu Dary conta que amanheceu cuidando e abastecendo o motor do gerador.

Naquela época, não existia venda de combustível em Caibaté, sendo necessário trazer o combustível de Ijuí para abastecer o motor do gerador. Seu Maurício Back possuía cerca de 12 tambores, nos quais Renato Catellan trazia o diesel de Ijuí. Renato levava o caminhão carregado de porcos para Ijuí e na volta trazia os tambores cheios de diesel.

Dary Back também ajudava seu pai e seus irmãos a efetuar as cobranças da luz dos primeiros sócios da CERMISSÕES, e lembra que muitos moradores acabaram desligando sua luz, porque o custo era muito elevado, o que acabou quase quebrando a Cooperativa.

Com o passar dos anos, com as boas administrações do presidente Diamantino e sua equipe, e a geração própria de energia, fez com que a CERMISSÕES recebesse vários prêmios, sendo uma das principais empresas da região e com um futuro muito promissor, segundo avaliou o associado Dary, que acompanhou toda trajetória da Cooperativa, desde sua fundação. 


Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 18/04/2024  
PRESIDENTE DIAMANTINO RECEBEU CONVITE OFICIAL PARA V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TURISMO
Saiba mais

Data: 18/04/2024  
NA ASSEMBLEIA DA FECOERGS FOI REELEITO ERINEO E APRESENTADO O DESEMPENHO DO SISTEMA/2023
Saiba mais

Data: 17/04/2024  
CERMISSÕES REFORÇA REDES PRÓXIMAS ÀS RUÍNAS DE SÃO MIGUEL
Saiba mais