CERMISSÕES
Carregando ...

INVESTIMENTO DA CERMISSÕES PARA ATENDER IRRIGANTES IRÃO REPERCUTIR NA ARRECADAÇÃO DOS MUNICÍPIOS.

Data: 16/05/2022

São Luiz Gonzaga é o município com o maior número de pivôs atendidos pela Cermissões.

 A Região das Missões está enfrentando uma das piores estiagens dos últimos anos, além de uma forte onda de calor que tem causado prejuízos imensuráveis aos produtores da nossa região. A grande maioria dos prefeitos da AMM – Associação dos Municípios da Missões -, decretou situação de emergência em função da seca, e aguarda homologação do Governo do Estado para que os agricultores possam receber auxílio dos órgãos governamentais.

 

O Presidente da Cermissões Sr. Diamantino Marques dos Santos, tem debatido constantemente com os demais integrantes da diretoria e conselheiros da Cooperativa, a necessidade de continuar investindo nas subestações e na construção de novas redes para atender à crescente demanda no consumo de energia dos irrigantes, produtores de leite, suinocultores, e novas empresas que estão investindo em nossa região.

 

A CERMISSÕES possui 301 pontos de medições para irrigação. Praticamente em todos os pontos de medição, estão ligados mais de um pivô, e em algumas situações até 20 pivôs estão ligados na mesma medição. Somente no ano de 2021, foram energizados 39 pontos para irrigação.  

 

Motivados pela estiagem, produtores tem procurado a Cermissões diariamente, buscando informações sobre a viabilidade de carga para implantação de sistemas de irrigação. Muitas vezes é necessário realizar a adequação da rede para atender a demanda solicitada, e isso requer além de altos investimentos, tempo para execução do serviço.

 

Já ocorreram situações em que a Cermissões foi procurada para efetuar uma ligação, após a empresa já ter montado o pivô, por isso é importantíssimo que sejam observados todos os cronogramas para ligação deste tipo de sistema, dentro dos prazos necessários para conclusão do projeto.

 

Outro fato que está ocorrendo em algumas propriedades, é a insuficiência de água para irrigar a área pretendida, ocasionando grandes prejuízos ao adquirente do sistema de irrigação.

 

No mês de novembro de 2021, essas 301 unidades consumidoras foram responsáveis por 45,40% de toda a energia distribuída pela Cermissões.

 

A estiagem tem causado prejuízos talvez incalculáveis em nossa região, porém não fossem as áreas irrigadas, esse prejuízo seria ainda maior, principalmente para os municípios que tem na produção agrícola grande parte de sua receita advinda dos impostos sobre a produção. 

 

Sabemos que os processos de liberação de projetos para irrigantes são morosos, o que acaba travando o desenvolvimento, pois sem energia, não há crescimento, e a Cermissões tem investido para atender toda essa crescente demanda do setor produtivo, e isso irá refletir economicamente na receita dos municípios, principalmente neste ano de prolongada estiagem e onde foi viável a instalação de sistemas irrigatórios.  

 

O peso econômico da quebra de safra 2021/2022, será amenizado em função da preocupação da Cermissões em atender seus associados irrigantes com energia de qualidade, pois quem não tem irrigação, não produziu e automaticamente não gerou renda para os municípios, já que quem pode irrigar, produziu e consequentemente deu retorno ao seu município, frisou o presidente Diamantino. 

 

O município com o maior número de unidades consumidoras irrigantes é São Luiz Gonzaga, com 70, em segundo está São Miguel das Missões com 53. Veja a relação completa de Unidades Consumidoras Irrigantes por município atendido pela Cermissões: 

Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 18/04/2024  
PRESIDENTE DIAMANTINO RECEBEU CONVITE OFICIAL PARA V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TURISMO
Saiba mais

Data: 18/04/2024  
NA ASSEMBLEIA DA FECOERGS FOI REELEITO ERINEO E APRESENTADO O DESEMPENHO DO SISTEMA/2023
Saiba mais

Data: 17/04/2024  
CERMISSÕES REFORÇA REDES PRÓXIMAS ÀS RUÍNAS DE SÃO MIGUEL
Saiba mais