CERMISSÕES
Carregando ...

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO AVALIOU BALANÇO DE 2021

Data: 16/05/2022

Assembleia Geral Ordinária será no próximo dia 15 de março.

   

O presidente da Cermissões Sr. Diamantino Marques dos Santos coordenou na terça-feira (22/02/22) a reunião conjunta dos Conselhos de Administração e Fiscal da Cooperativa.

 

Primeiramente houve a explanação do auditor Antonio Carlos Nasi de forma virtual, o qual deu seu parecer favorável ao balanço do exercício financeiro 2021 da Cermissões. Logo após, o contador Dilceu Everlin realizou a apresentação do Balanço do Exercício Financeiro de 2021, o qual demonstrou que a Cermissões superou a marca de 200 milhões em ativos patrimoniais, e mais de 21 milhões em aplicações. Dilceu salientou ainda, que mais de 20% do faturamento bruto da Cooperativa, é destinado para pagamento de impostos.

 

A apresentação do balanço 2021 da Cermissões, será realizado na Assembleia Geral Ordinária, marcada para o próximo dia 15 de março junto a sede da AFUCER em Caibaté. A  primeira chamada será as 13h e a última chamada as 15h, conforme o Edital de Convocação que está disponível no site da Cermissões no endereço www.cermissoes.com.br.

 

Na Assembleia Geral Ordinária, ocorrerá toda a prestação de contas dos órgãos da administração, destinação das sobras apuradas, deliberação do plano de atividades para o próximo exercício, deliberação sobre o plano de aplicação dos recursos da reserva de assistência técnica, educacional e social, autorização para participação em convênios operacionais com outras entidades, autorização para pagamentos de despesas referentes as reuniões e miniassembleias,  aplicação da reserva de assistência técnica educacional e social,  eleição da nova composição do Conselho Fiscal, autorização ao Conselho de Administração para adquirir, alienar, e onerar bens imóveis, e contratar financiamento com qualquer estabelecimento ou organização de crédito podendo dar em garantia bem móveis e imóveis da Cooperativa, autorização para convocação de suplentes do Conselho de Administração e Fiscal, sempre que necessário para participação em reuniões ordinárias e extraordinárias e demais assuntos de interesse social.

 

O presidente Diamantino ressaltou que o balanço de 2021 é muito bom, e houve um grande incremento no patrimônio com a inclusão da nova Sede Administrativa, do Posto de Atendimento de São Miguel das Missões e de vários quilômetros de redes construídas. A grande preocupação da direção da Cermissões, que está exigindo um replanejamento dos investimentos neste ano de 2022, é quanto aos prejuízos causados pela estiagem. Somente com a paralização das usinas geradoras de energia do Rio Ijuízinho e do Rio Comandaí, o prejuízo supera 2 milhões de reais até o momento. Outro fator que está ocasionado queda de receita, é a paralização dos pivôs irrigantes, em razão da falta de água em boa parte das barragens, e pelo fechamento de ciclo de algumas culturas. Também já se prevê uma queda brusca no consumo de energia nos meses de abril e maio, pelos armazéns de recebimento de grãos, pois com a frustração de safra, deixarão de realizar a movimentação e secagem de grãos.

 

As adequações na fábrica de postes, também influenciará nos investimentos da Cermissões, pois além da paralização da produção própria, foi necessário adquirir postes de outras empresas, com um custo mais elevado para dar continuidade a construção das redes.

 

Foi informado aos Conselheiros que já está escriturado em nome da Cermissões, a área de terra adquirida na Esquina Sandri Moscon, para futura construção da subestação em Cerro Largo, sendo que já está em andamento o desmembramento para posterior licenciamento da área adquirida.

 

Quanto a rede que interligará os municípios de São Paulo das Missões, Porto Xavier, Roque Gonzales, Pirapó e Dezesseis de Novembro, está em fase final a elaboração do projeto, e tão logo esteja concluído, será dado andamento ao licenciamento ambiental.

 

Outro grande investimento que está em fase final de conclusão, é a troca da tubulação da MCH do Rio Comandaí, sendo aguardada com ansiedade a retomada das chuvas em nossa região, e assim voltar o seu funcionamento.

 

Conforme o presidente Diamantino, o resultado positivo do ano de 2021, foi graças a muito trabalho em conjunto de todos os funcionários e direção da Cooperativa. Segundo o presidente, isso não se conta como vantagem, pois é obrigação da direção comandar a Cooperativa com austeridade e cuidar dos interesses da família social.

 

Ao finalizar a reunião, o Conselho Fiscal deu parecer favorável ao balanço do exercício financeiro de 2021, e o presidente Diamantino já convocou todos os Conselheiros para a Assembleia Geral Ordinária no próximo dia 15 de março. 

Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 18/04/2024  
PRESIDENTE DIAMANTINO RECEBEU CONVITE OFICIAL PARA V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TURISMO
Saiba mais

Data: 18/04/2024  
NA ASSEMBLEIA DA FECOERGS FOI REELEITO ERINEO E APRESENTADO O DESEMPENHO DO SISTEMA/2023
Saiba mais

Data: 17/04/2024  
CERMISSÕES REFORÇA REDES PRÓXIMAS ÀS RUÍNAS DE SÃO MIGUEL
Saiba mais