CERMISSÕES
Carregando ...

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO APROVA PERCENTUAL DE AUMENTO DA PARCELA “B” QUE COMPÕE A TARIFA DE ENERGIA

Data: 29/06/2022

Previsão inicial era de um reajuste na casa de 20%. Proposta enviada para ANEEL é de 14,14% de reajuste.

O Serviço Energia Elétrica é essencial no dia a dia da sociedade, seja nas residências ou nos diversos segmentos da economia. Para o uso desse bem, é necessária a aplicação de tarifas que recompensem o serviço de forma adequada, que viabilizem a estrutura para manter o serviço com qualidade e que criem incentivos para eficiência. Seguindo tais preceitos, a ANEEL desenvolve metodologias de cálculo tarifário para segmentos do setor elétrico (geração, transmissão, distribuição e comercialização), considerando fatores como a infraestrutura de geração, transmissão e distribuição, bem como fatores econômicos de incentivos à modicidade tarifária e sinalização ao mercado.

O Conselho de Administração da Cermissões reuniu-se na segunda-feira (27/6), para definir a Parcela “B”, que servirá para compor o reajuste das tarifas de energia para os próximos 12 meses. O último reajuste foi de 1,72% em julho de 2021.

A proposta encaminhada para a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica -, foi elaborada após um amplo estudo do setor comercial da Cermissões e pela consultora Iara Sobrosa da empresa de consultoria e serviços de engenharia CONSULTAR de Porto Alegre, que possui vasta experiência neste tipo de estudo, e objetivou apresentar um percentual passível de aprovação pela Agência.

No cálculo do reajuste da Parcela “B”, considerou-se a proposta de regulamentação do componente tarifário ‘CDE Modicidade Eletrobrás’ que trata da inclusão dos aportes na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) decorrentes do processo de capitalização da Eletrobrás.

Dos componentes que mais impactaram neste processo, destacam-se os encargos setoriais e atividades relacionadas à distribuição de energia

O custo da energia aos associados da Cermissões é constituído basicamente por dois fatores: PARCELA “A” (Custo de Geração e Transmissão), e PARCELA “B” (Transporte da Energia) até as residências.

Nos próximos 12 meses, a Cermissões pagará à CCEE (Câmera de Comercialização de Energia Elétrica), a título de CDE, aproximadamente 11 milhões de reais, referente aos subsídios concedidos na fatura da energia elétrica aos diferentes segmentos.

Importante salientar que no último ano houve um período de aplicação da bandeira tarifária de escassez hídrica durante a estiagem, que consequentemente interfere no cálculo tarifário.

Na grande maioria das empresas fornecedoras de energia elétrica do Brasil, o aumento das tarifas neste ano varia de 18% a 24%.

A compra de energia do mercado livre e a geração própria pela Cermissões, estão gerando benefícios aos associados. Considerando os diversos fatores e a necessidade da continuidade dos investimentos nos sistemas de geração e distribuição, a proposta apresentada ao Conselho de Administração das Cermissões é de um reajuste próximo dos 14,14%. A proposta foi aprovada por unanimidade após a explanação do Coordenador do Setor Comercial Anderson Sá, uma vez que a previsão inicial era de um reajuste na casa dos 20%, e o IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, acumulado nos últimos 12 meses é de 11.6%.

O valor final da tarifa de energia elétrica é definido pela ANEEL, sendo que a tarifa é um agregado complexo de custos, os quais envolvem custos com Geração, Transmissão e Distribuição; Perdas de Energia (técnicas e não-técnicas), impostos, tributos, encargos; entre outros. Os tributos da conta são: PIS/PASEP, COFINS e ICMS. A proposta encaminhada pela Cermissões, refere-se somente a composição da Parcela “B”

Segundo o presidente Diamantino, a proposta encaminhada depende da aprovação da ANEEL, e se consideramos os reajustes que estão sendo aplicados em outros setores, a proposta para compor a Parcela “B” das tarifas da Cermissões, servirá para manter a estrutura de geração e distribuição de energia pela Cooperativa. “Os associados da Cermissões têm um atendimento diferenciado se comparado com outras distribuidoras, e precisamos manter esse padrão estabelecido pela própria Cermissões, destacou o presidente Diamantino.

A ANEEL publicará as novas tarifas até o final do mês de julho de 2022.


Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 18/04/2024  
PRESIDENTE DIAMANTINO RECEBEU CONVITE OFICIAL PARA V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TURISMO
Saiba mais

Data: 18/04/2024  
NA ASSEMBLEIA DA FECOERGS FOI REELEITO ERINEO E APRESENTADO O DESEMPENHO DO SISTEMA/2023
Saiba mais

Data: 17/04/2024  
CERMISSÕES REFORÇA REDES PRÓXIMAS ÀS RUÍNAS DE SÃO MIGUEL
Saiba mais