CERMISSÕES
Carregando ...

EQUIPES LINHA VIVA DA CERMISSÕES SÃO FUNDAMENTAIS NAS MANUTENÇÕES E CONSTRUÇÕES DE REDES

Data: 12/04/2023

Cermissões implantou a primeira equipe linha viva em 2008.

Poucas atividades profissionais exigem mais cuidados e preocupações do que a manutenção em linha viva. Saber quais são os principais equipamentos e ferramentas utilizados, os EPIs corretos e assim por diante, faz toda a diferença para garantir a realização de trabalhos ágeis e seguros para todas as pessoas envolvidas.

Para auxiliar as equipes de construção durante suas atividades, a Cermissões possui duas equipes de linha viva, onde atuam Eldonei Sefstron, Edson Pires, Elias dos Santos, Fernando da Silva e Roberto Müller.

O trabalho destas equipes, tem sido fundamental para diminuir os índices de interrupções no fornecimento de energia aos associados, os chamados DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora).

Muitas vezes o trabalho destas equipes passa desapercebido, pois através deste apoio, é possível realizar uma manutenção, deixando um pequeno número de associados sem luz. Dessa forma o associado não precisa interromper nenhuma atividade na sua residência ou local de trabalho, podendo dar continuidade a serviços que necessitem da rede energizada.

AUMENTO DA PREVENÇÃO

O primeiro efeito sentido com a prática da linha viva é a prevenção de acidentes. Ao utilizar as ferramentas e equipamentos adequados para situações específicas e predeterminadas, os profissionais conseguem prevenir em maior número os imprevistos e incidentes.

A cautela e a capacitação também colaboram para evitar ocorrências que possam trazer riscos à vida dos trabalhadores. Além dos equipamentos de segurança individuais, usa-se os de proteção coletiva, como: capacetes, botinas, óculos, cintos, vestimentas, luvas, vara de manobra isolada, detector de ausência de tensão, bandeirolas e cones de sinalização, escadas, caçambas isoladas dentre outros.

MELHORIA DA EXECUÇÃO

Com os operadores devidamente protegidos é possível verificar uma melhoria na execução do serviço. Agora eles se percebem mais seguros e aptos para realizar reparos, consertos, verificações ou ligações. O manuseio dos instrumentos passa a ser feito de maneira mais diligente e confiante, acarretando em qualidade de serviço prestado.   

REDUÇÃO DOS RISCOS

O reforço da prevenção, consequentemente, diminui os riscos aos quais os trabalhadores do setor elétrico estão expostos. Assim, saber em qual método da linha viva o trabalho se encaixa garante a adesão correta às ferramentas disponíveis. É importante ter atenção a esses detalhes, porque a vestimenta usada para o método ao potencial não será eficaz quando empregada para o método contato.

Segurança, técnica e coragem são elementos que não podem faltar para o eletricista que trabalha na “Linha Viva”, e nossas equipes possuem esses componentes, e tem sido muito importante desde a implantação da primeira equipe em 2008, relata o presidente da Cermissões Diamantino Marques dos Santos.

Veja alguns registros recentes do trabalho das equipes de linha viva da Cermissões.

Cermissões, a Luz das Missões!


Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 22/04/2024  
CERMISSÕES PARTICIPOU ATIVAMENTE DO 3º RODEIO CRIOULO DE MATO QUEIMADO
Saiba mais

Data: 22/04/2024  
INFORMATIVO CERMISSÕES FOI APRESENTADO DIRETO DO RODEIO DE MATO QUEIMADO
Saiba mais

Data: 22/04/2024  
CRONOGRAMA DE TRABALHO DAS EQUIPES DA CERMISSÕES NA SEMANA DE 22 a 26/04/2024
Saiba mais