CERMISSÕES
Carregando ...

INSTALADOR DE CABO DE FIBRA ÓTICA SOFRE ACIDENTE NA REDE ELÉTRICA EM MATO QUEIMADO

Data: 20/04/2023

Na manhã desta quinta-feira 20/04, uma funcionária de uma empresa fornecedora de internet, com sede no município de São Miguel das Missões, veio até a matriz da Cermissões em Caibaté, solicitando ajuda para retirar um de seus colegas que havia sofrido um acidente com a rede elétrica, e estava dependurado na escada utilizada para afixar o cabo de fibra ótica em um poste da rede trifásica, próximo do pórtico de acesso ao município de Mato Queimado.

Imediatamente a Cermissões acionou suas equipes que se deslocaram até o local, distante acerca de 3 quilômetros da matriz, onde constataram que o funcionário acidentado havia sido socorrido por populares, e a ambulância de Mato Queimado, o trouxe até o hospital de Caibaté.

COMO OCORREU O ACIDENTE

Três funcionários da empresa fornecedora de internet, realizavam a instalação de cabos de fibra ótica em um ramal da rede troncal, sendo que dois deles estavam fixando o cabo nos postes de luz, e um estava no solo, auxiliando na atividade.

O funcionário que estava no poste da rede trifásica, por estar trabalhando muito próximo da rede de alta tensão (a cerca de 40cm dos cabos energizados, onde o padrão exigido é 1,80m de distância dos cabos), por motivos desconhecidos, provavelmente encostou no cabo de passagem, logo após a chave fusível, sofrendo uma descarga elétrica. Não fosse o sistema de proteção ter desarmado a chave fusível, o funcionário certamente teria sofrido uma nova descarga elétrica, e não teria resistido.

ESTADO DE SAÚDE DO FUNCIONÁRIO ACIDENTADO

Conforme informações nos repassadas pelo Dr. Dolário Welter, que prestou o primeiro atendimento no Hospital de Caibaté, o estado de saúde do funcionário acidentado, era bom, porém com queimaduras de 3° grau, na parte lateral direita do tórax, e na mão direita. Em virtude da queimadura, o mesmo foi encaminhado para o Hospital Santo Ângelo, para ser atendido e avaliado por um traumatologista e um dermatologista.

Em contato com familiares do mesmo agora a tarde, a informação é de que ele estava consciente, conversando com os familiares, e aguardando o laudo médico que deverá ser emitido ainda hoje.

INSTALAÇÃO DO RAMAL DE FIBRA ÓTICA ESTAVA SENDO FEITA SEM AUTORIZAÇÃO DA CERMISSÕES

A equipe de plantão da Cermissões, juntamente com os Engenheiros Eletricistas Eluir Hoffmann e Nerisom Rohleder, o Coordenador do Centro de Operações de Distribuição – COD - Junior de Oliveira Schlotefeldt, o Coordenador das Equipes de Construção Rudinei Santos e o Assessor Jurídico Rodrigo Menezes da Silva, realizaram as medições, confirmando que a rede da Cermissões atende os padrões estabelecidos pelas normas vigentes.

A empresa de internet, NÃO possuía AUTORIZAÇÃO, e não havia apresentado projeto junto a Cermissões, para acessar e usar de forma compartilhada os postes da Cooperativa para instalação deste ramal.

A Cermissões registrou uma ocorrência junto a Polícia Civil, para que as autoridades tomem as medidas cabíveis. 

ALERTA DA CERMISSÕES

O Presidente da Cermissões Diamantino Marques dos Santos, tem debatido frequentemente com os setores técnicos, formas de intensificar a fiscalização sobre a utilização de forma irregular dos postes da Cooperativa, para colocação de cabos de fibra ótica e telefonia.

Todas as empresas que apresentaram projetos solicitando autorização para uso compartilhado dos postes, foram notificadas em 2022, para regularizarem suas situações junto a Cooperativa, pois, em razão do grande número de empresas que oferecem esse tipo de serviço, muitas acabam desrespeitando as normas vigentes, e instalando cabos e equipamentos sem autorização da Cermissões.

A Cermissões reitera o alerta as empresas de internet e telefonia, que as mesmas devem cumprir todas as normas vigentes para usar de forma compartilhada os postes da Cooperativa, e que não é responsável por algum acidente que venha ocorrer durante a instalação ou manutenção dos mesmos, pois esse serviço deve ser realizado por empresas especializadas e seguindo todas as normas de segurança, impostas pela legislação obreira.

Para informações ou orientações, contate a Cermissões pelo 0800.541.1122, ou diretamente com a equipe técnica pelo telefone/WhatsApp 55.3355.3000.

Cermissões, a Luz das Missões!



Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 18/04/2024  
PRESIDENTE DIAMANTINO RECEBEU CONVITE OFICIAL PARA V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TURISMO
Saiba mais

Data: 18/04/2024  
NA ASSEMBLEIA DA FECOERGS FOI REELEITO ERINEO E APRESENTADO O DESEMPENHO DO SISTEMA/2023
Saiba mais

Data: 17/04/2024  
CERMISSÕES REFORÇA REDES PRÓXIMAS ÀS RUÍNAS DE SÃO MIGUEL
Saiba mais