CERMISSÕES
Carregando ...

APÓS MANUTENÇÃO, TURBINA DA CGH DE ENTRE-IJUÍS VOLTA A GERAR ENERGIA

Data: 11/07/2023

Em decorrência da estiagem no início deste ano, houve a paralização das usinas geradoras de energia da Cermissões, que aproveitou o período para realizar as manutenções necessárias.

Na CGH (Central Geradora Hidroelétrica) no Rio Ijuízinho em Entre-Ijuís, houve a necessidade de encaminhar para a empresa especializada Hacker Industrial de Xanxerê – SC, o distribuidor de uma das turbinas, para manutenção, após 23 anos de funcionamento.

Distribuidor da turbina é um dispositivo que regula o volume da água na entrada da turbina, e consequentemente determina a potência da máquina.

O trabalho complexo de retirada, transporte, e recolocação do distribuidor que pesa em torno de 9 toneladas, e fica no subsolo da usina, foi concluído na quinta-feira 6/7.

Após a testagem do equipamento que foi acompanhada pelo Engenheiro Eletricista da Cermissões Eluir Hoffmann e pelo responsável do setor de manutenção das Usinas Laerte Gomes de Moura, a turbina voltou a funcionar com 100% de sua potência, pois as chuvas dos últimos dias elevaram o nível do rio Ijuí, contribuindo para geração de energia.

Somente na manutenção deste distribuidor, foram investidos mais de R$ 500.000,00 de recursos próprios da Cermissões.

As duas usinas da Cermissões, a CGH (Central Geradora Hidroelétrica) no Rio Ijuízinho em Entre-Ijuís, e a MCH (Micro Central Hidrelétrica) no Rio Comandaí em Santo Ângelo, representam cerca 12% da energia distribuída aos mais de 31 mil associados nos 26 municípios de atuação da Cooperativa.

As recentes estiagens, causaram grandes prejuízos também para a Cermissões, pois a falta de água nos rios paralisou a geração própria de energia durante vários meses, com isso deixamos de arrecadar e os custos de manutenção se mantiveram, porém, a expectativa é que o retorno das chuvas normalize o funcionamento das duas usinas, e possamos retomar essa fonte de receita da Cooperativa, para continuar os investimentos em benefício dos associados, frisou o presidente Diamantino Marques dos Santos.

Cermissões, a Luz das Missões!


Vanes Davi Della Flora
Assessor de Comunicação

Data: 19/07/2024  
PRESIDENTE DIAMANTINO RECEBE PAIS DO FUNCIONÁRIO ANDERSON S
Saiba mais

Data: 17/07/2024  
CERMISSÕES INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO E REMOVERÁ CABOS IRREGULARES DOS POSTES DE LUZ
Saiba mais

Data: 17/07/2024  
CERMISSÕES REALIZA PODAS EM CAIBATÉ
Saiba mais