CERMISSÕES
Carregando ...

CERMISSÕES ATENDE 739 PIVÔS CENTRAIS EM 14 MUNICÍPIOS

Data: 07/11/2023

São Luiz Gonzaga possui maior número de sistemas atendidos pela Cooperativa

Os significativos impactos causados pela estiagem na nossa região nos últimos dois anos, levou o setor agrícola a realizar grandes investimentos em sistemas de irrigação, principalmente através da instalação de pivôs centrais que possibilitam cobrir grandes áreas de plantação, otimizando o uso da água disponível, e garantindo a produção de grão, mesmo em condições climáticas desfavoráveis.

O avanço desta tecnologia, trouxe muitos desafios para vários setores, e também para o setor elétrico, que necessitou realizar adequações nos sistemas de distribuição de energia, para atender as demandas diante de altos picos de consumo. A Cermissões precisou ampliar a capacidade de 25 para 50 MVA da Subestação Santo Antônio de São Luiz Gonzaga, e reforçar vários quilômetros de redes, pois além de ter energia suficiente, é necessário que esta energia chegue até os associados, e para isso, redes com cabos reforçados, posteamento adequado, e reguladores de tensão são fundamentais, ressalta o Engenheiro Eletricista Nerisom Rohleder.

Outro desafio, conforme Anderson Sá, Coordenador do Setor Comercial, é a contratação de demanda de energia, uma vez que o consumo do setor agrícola pode variar dependendo de diversos fatores, desde os tipos de culturas, períodos de plantio, mudanças de temperatura, variabilidade pluviométrica, dentre outros. “Precisamos ter energia contratada suficiente para suprir toda capacidade de consumo de nossos associados, porém não temos a certeza que toda essa energia contratada será consumida, justamente por estas variáveis que interferem no setor agrícola, por isso precisamos planejamento conjunto de todos os setores da Cermissões, para evitar prejuízos aos associados e à empresa, salienta Andersom.

Todos os desafios até agora foram superados, graças aos investimentos assertivos, que garantiram energia para todos os associados. Os projetos de ampliações de redes para instalação de pivôs, aumentaram enormemente nos últimos anos, principalmente porque a viabilidade financeira para instalação de pivôs, dá-se a partir da disponibilidade de energia elétrica, pois o atual custo da irrigação com motores elétricos é de R$ 2,50 por milímetro irrigado, e com motores a diesel é de R$ 6,00 por milímetro irrigado, em média, frisou o presidente da Cermissões Diamantino Marques dos Santos.

Em levantamento realizado pelo setor comercial, verificou-se que a Cermissões possuiu 244 unidades consumidoras (UCs), que abastecem 739 pivôs, em 14 municípios da região Missioneira.

Importante frisar que existem outros sistemas de irrigação atendidos pela Cermissões, como aspersores e subterrâneos.

O município com o maior número de pivôs centrais atendidos pela Cermissões, é São Luiz Gonzaga, com 247, seguido por São Miguel das Missões, com 157. Veja o ranking completo de UCs e pivôs atendidos com energia elétrica da Cermissões:

Vanes Davi Della Flora
Assessor de Comunicação

Data: 19/07/2024  
PRESIDENTE DIAMANTINO RECEBE PAIS DO FUNCIONÁRIO ANDERSON S
Saiba mais

Data: 17/07/2024  
CERMISSÕES INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO E REMOVERÁ CABOS IRREGULARES DOS POSTES DE LUZ
Saiba mais

Data: 17/07/2024  
CERMISSÕES REALIZA PODAS EM CAIBATÉ
Saiba mais