Nove dias após um
temporal ter atingido e causado muitos danos aos sistemas de distribuição de
energia elétrica da Cermissões, no domingo 7/4, novamente a região interiorana de
São Paulo das Missões, sofreu com as consequências de uma tempestade.
As principais
ocorrências de falta de energia, foram registradas pela Cermissões, nas
comunidades da Linha Lavina, Linha Mato Grosso, Linha Planalto, Heloísa Norte,
Linha Mila Centro, Dourada, e Vila Pinheiro Machado.
EQUIPES DA CERMISSÕES
TRABALHARAM DURANTE TODA MADRUGADA
Ao todo, foram 400
ligações para a Central de Operações e Distribuição (COD), as quais geraram 42
ocorrências. A Cermissões mobilizou as equipes de plantão de Porto Xavier,
Pirapó, Cerro Largo, São Paulo das Missões, e duas equipes extras de Caibaté,
para auxiliarem na reconstrução das redes danificadas. O trabalho que iniciou
as 16h de domingo, teve continuidade durante a madrugada, até que todos os
problemas fossem corrigidos, o completo reestabelecimento da energia já na
manhã desta segunda-feira, 8/1.
Somados, foram mais de
4.000 associados que ficaram sem luz, variando os períodos de desabastecimento,
pois conforme as equipes da Cermissões iam atuando, principalmente na retirada
de árvores e galhos caídos sobre as redes, o que causou o rompimento de cabos e
curto-circuitos, possibilitando a reenergização de determinados trechos. Também
houve a queda de um poste de luz, na Linha Lavina.
ASSOCIADOS DE PORTO
XAVIER PERMANECERAM 2 HORAS EM LUZ
Embora a intensidade do temporal tenha sido menor na região de Porto Xavier, 2.485 associados da Cermissões daquele município, ficaram sem luz, no domingo, 7/1, das 15h e 28min, as 17h e 20min, em razão da falta de energia no alimentador da RGE, que abastece os sistemas de distribuição da Cermissões.
ORIENTAÇÕES EM CASOS DE
INUNDAÇÕES, TROVÕES E RAIOS
Quando houver a
incidência de raios e trovões, retire das tomadas os equipamentos eletrônicos
como televisão, ventilador, computador, carregadores de celular, máquinas de
lavar, entre outros. No ato, sempre use um calçado que possua solado isolante.
Em caso de inundações
nas residências, é necessário desligar imediatamente o disjuntor geral de
proteção localizado no quadro elétrico. Para o religamento, um profissional
deve ser chamado para fazer os devidos reparos e revisões nas instalações
previamente.
Elimine goteiras ou
vazamentos de fluídos nas instalações elétricas. Se existirem,
desative/desenergize imediatamente os circuitos e tomadas afetados por umidade,
por questão de segurança da instalação e das pessoas ocupantes do local.
CUIDADOS FORA DE CASA
Durante temporais,
evite se abrigar em árvores, em locais molhados como piscinas, e em locais
abertos, pois o risco de ser atingido por um raio é alto. Procure sempre se
abrigar-se em construções de alvenaria e veículos.
Em caso de cabos
elétricos em contato com o chão, isole o local, e não permita que pessoas se
aproximem ou toquem nos cabos elétricos, pois os mesmos podem estar
energizados, e ligue imediatamente para a Cermissões 0800.541.1122. A
Cermissões irá deslocar uma equipe de plantão até o local para resolver a
situação.
A Cermissões orienta
ainda que, em caso de choque elétrico, não se deve tentar tocar na vítima que
está recebendo a descarga. É preciso manter a calma, e a melhor alternativa é
desligar o disjuntor de proteção ou a chave geral para interromper a corrente
elétrica, e ligar imediatamente para a emergência pelo número 192.
Na Central de Operações
e Distribuição - COD, a Cermissões acompanha em tempo real a previsão do tempo,
para organização do trabalho das equipes de construção, e emissão de alertas
para as equipes de plantão em caso de temporais.
CONTATOS DA CERMISSÕES
Ligação gratuita, disponível, 24h, para
0800.541.1122.
- WhatsApp
55.3355.3000.
- Messenger do Facebook
e Instagram.
- Site
www.cermissoes.com.br
- Aplicativo da
Cermissões.
Cermissões, a Luz das
Missões!