CERMISSÕES
Carregando ...

LEITURISTAS DA CERMISSÕES SÃO ATACADOS POR CÃES

Data: 16/01/2024

Em 2023, houveram 69 casos de impedimento de acesso para leitura.

Os ataques de cães aos leituristas que fazem a medição do consumo de energia nas residências dos associados e clientes da Cermissões, é algo rotineiro, não havendo na maioria das vezes grandes consequências. Todos os dias, esses profissionais ficam expostos a mordidas que podem causar sérias lesões físicas e psicológicas.

Na segunda-feira, 15/1, foram registrados dois ataques. O leiturista Luis Felipe Hentz Schneider, ao entrar na casa de um associado na cidade de Bossoroca para tirar a leitura do medidor, foi atacado por 3 cães de porte médio, os quais atingiram seu braço esquerdo e a perna direita. Após o ataque, o Luis Felipe foi conduzido ao Posto de Saúde de Bossoroca, para atendimento médico, e ficará afastado de suas atividades por 5 dias. “Fiz a leitura da casa ao lado, e os cães estavam no pátio da residência. Perguntei para o vizinho se os cães eram brabos, pois os colegas já haviam me alertado que deveria ter cuidado com os cães, e ele disse que não. A dona dos animais também saiu da residência, e quando entrei no pátio, fui atacado pelos 3 cães simultaneamente. Para me defender, acabei jogando o tablet, era o que tinha nas mãos, o que espantou um dos animais. Foi grande o susto, e a botina e a camisa de brim acabaram protegendo das mordidas, ainda assim tive que fazer duas incisões no braço em decorrência das lesões”, disse Luis Felipe.

A equipe de socorro de Bossoroca, notificou a proprietária dos animais, para que o medidor seja colocado em local que possa ser efetuada a leitura, sem risco de ataque dos cães. A responsável informou que irá atender a notificação.

No município de Vitória das Missões, o leiturista Gabriel Lamberty, ao chegar em uma propriedade, haviam dois cachorros em frente à residência, e um deles atacou a caminhonete, mordendo e perfurando um pneu. O proprietário acabou ajudando Gabriel a trocar o pneu furado.

RECOMENDAÇÕES E AÇÕES DA CERMISSÕES

Consideramos que estes animais estão protegendo o território individual, mas seus tutores devem cuidar para que eles não prejudiquem a atividade de leitura, nem a integridade física das pessoas.

A Cermissões solicita aos associados proprietários de cães, que os mesmos sejam mantidos presos nos dias em que estão sendo efetuadas as leituras. A data da leitura, consta na fatura de energia.

Outra recomendação, é que os proprietários de imóveis com cachorros é de que sinalizem o local com placas do tipo “Cuidado! Cão bravo”; que não deixe o animal escapar para a rua quando precisar abrir o portão; certifique-se de que o portão está bem trancado, ou instale o medidor em local que possa ser evitado o contato do cão com o leiturista.

Conforme Anderson Sá, Coordenador do Setor Comercial, o leiturista pode e deve se recusar a fazer a leitura se identificar riscos de acidentes devido à presença de cachorros. Importante lembrar que o art. 936 do Código Civil de 2002 descreve a responsabilidade que o dono tem pelos danos e prejuízos causados por seus animais:

Art. 936. O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior.

Por exemplo, se um animal atacar alguém, ou destruir algo de outra pessoa, o dono deverá ressarcir o prejuízo.

Já em casos de ferimentos ou outras lesões à pessoa, o proprietário do cão deverá pagar o tratamento e os lucros cessantes até o fim da convalescença. Se o ferimento resultar em algum tipo de deformidade, esse valor será duplicado.

Ainda, se a vítima ficar com um defeito que a impeça de exercer sua profissão ou diminua a capacidade de trabalho, a indenização deverá incluir uma pensão proporcional à perda da aptidão para o trabalho.

FORNECIMENTO DE ENERGIA PODERÁ SER SUSPENSO EM CASO DA NÃO COLETA DO CONSUMO

Após os fatos registrados ontem, determinamos a todos os leituristas que em hipótese alguma adentrem em propriedades onde existam cães soltos, pelo risco que eles oferecem.

Primeiramente o associado/consumidor, será notificado para manter seus animais presos, ou para que o mesmo realize a autoleitura, informando seu consumo mensal nos Postos de Atendimento, ou através dos canais disponibilizados pela Cermissões (0800.541.1122, WhatsApp 55.3355.3000, e aplicativo Cermissões). Caso não sejam cumpridas as normas, poderemos até mesmo suspender o fornecimento de energia, finalizou Anderson.

Outra medida adotada pela Cermissões, será a ampliação da divulgação do calendário/roteiro de trabalho dos leituristas.

EM 2023 FORAM REGISTRADOS 69 IMPOSSIBILIDADES DE LEITURA MOTIVADA POR CÃES

Conforme levantamento realizado por Alex Ribas de Morais, do setor comercial, somente em 2023, foram registrados 69 casos onde os leituristas não puderem realizar a leitura (impedimento de acesso), em razão do perigo oferecido por cães soltos.

Cermissões, a Luz das Missões!

Vanes Davi Della Flora
Assessor de Comunicação

Data: 24/07/2024  
DIREÇÃO DA CERMISSÕES É CONVIDADA PARA 18ª FESTA DO PORCO NO ROLETE
Saiba mais

Data: 24/07/2024  
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024 PELA CERMISSÕES
Saiba mais

Data: 23/07/2024  
CERMISSÕES AUXÍLIA EM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA EM CAIBATÉ
Saiba mais